conecte-se conosco

Programas

PODCAST/TOP 100: Melhores filmes de terror de todos os tempos

Publicados

em

Melhores filmes de terror

Em votação com os sete integrantes de nossa equipe fizemos esta lista com os 100 melhores filmes de horror dos últimos 100 anos colocando em ordem cronológica os mais votados entre a gente. Em nosso ranking há produções que vão da década de 1920 aos tempos atuais, com filmes americanos, canadenses, britânicos, japoneses, italianos e brasileiros, entre outros.


Os 100 Melhores filmes de horror de todos os tempos

(segundo o Toca o Terror)

1. O Gabinete do Dr. Caligari
(Das Cabinet des Dr. Caligari, Dir: Robert Wiene – 1920)

Num pequeno vilarejo, um misterioso hipnotizador chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.


2. Haxan
(Häxan, Dir: Benjamin Christensen – 1922)

Häxan documenta as perseguições movidas contra as feiticeiras numa Europa atravessada pela intolerância religiosa. O filme é narrado em primeira pessoa, como se o diretor desejasse demonstrar uma tese, assim enunciada: “A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo”.


3. Nosferatu
(Nosferatu, Dir: F.W. Murnau – 1922)

Inspirado em “Dracula”, Nosferatu é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região.


4. Dracula
(Dracula, Dir: Tod Browning – 1931)

Um agente imobiliário viaja até os Montes Cárpatos para visitar o recluso Conde Drácula (Bela Lugosi), que pretende adquirir propriedades na Inglaterra. O conde vampiriza Renfield e o transforma em escravo, partindo rumo à Inglaterra para fazer novas vítimas. Somente o estudioso Van Helsing tem conhecimento suficiente para combater a ameaça sobrenatural.


5. Frankenstein
(Frankenstein, Dir: James Whale – 1931)

Henry Frankenstein, um cientista louco, vagueia a procura de mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem. Frankenstein coloca um cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, que ele precisa para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo da sua criatura, mas as conseqüências de tal ato serão trágicas.


6. Monstros
(Freaks, Dir: Tod Browning – 1932)

“Freaks” foi rejeitado, trancafiado e somente após 30 anos, na década de 60, foi posto a mostra no mundo todo em exibições de cinemas sujos e festivais amadores. O motivo de tanta polêmica e rejeição está na essência da trama, nas críticas e nos personagens atípicos vivenciados por atores com deformidades congênitas.


7. Zumbi Branco
(White Zombie, Dir: Victor Halperin – 1932)

Jovem recém-casado, em viagem pelo Haiti, tem sua noiva seqüestrada e transformada em um zumbi pelo maligno feiticeiro Legendre (Bela Lugosi).


8. A Noiva de Frankenstein
(Bride of Frankenstein, Dir: James Whale – 1935)

Dr. Frankenstein e seu monstro retornam com demoníacas experiências. Mas quando um cientista louco seqüestra sua esposa, o doutor concorda em criar uma nova criatura, uma mulher para ser companheira do monstro.


9. O Lobisomem
(The Wolf Man, Dir: George Waggner – 1941)

Lon Chaney jr. retrata Larry Talbot, que regressa ao castelo do seu pai no País de Gales e encontra uma bela mulher. Numa noite fatídica, Talbot acompanha-a a uma festa local onde o destino de Jenny é revelado por uma misteriosa cigana.


10. Sangue de Pantera
(The Cat People, Dir: Jacques Tourneur – 1942)

Irena Dubrovna é uma bela e misteriosa jovem que vive obcecada pela ideia de ser vítima de uma maldição, pois descenderia de uma raça de mulheres-felinas que, quando estão emocionalmente excitadas, se transformam em panteras assassinas. Ela tenta convencer o marido que se transformará em uma pantera, sendo que ele a manda para um psiquiatra para avaliar o problema da sua mulher, sem imaginar realmente o que está acontecendo.


11. Museu de Cera
(House of Wax, Dir: Andre de Toth – 1953)

Henry Jarrod (Vincent Price) é um escultor que faz imagens magníficas para o seu museu de cera. Em uma discussão com seu sócio, quando este começa a incendiar o museu para receber dinheiro do seguro, Jarrod tenta detê-lo mas em vão quando todo o local se incendeia. Em pouco tempo, assassinatos misteriosos circundam as pessoas próximas a Jarrod, que havia sido dado como morto.


12. O Monstro da Lagoa Negra
(Creature from the Black Lagoon, Dir: Jack Arnold – 1954)

Na Amazônia, um pesquisador fotografa o que parece ser a nadadeira de um anfíbio que talvez estivesse extinto. Mas o que ninguém nota é a presença discreta de uma criatura com o mesmo tipo de nadadeira, que está bem viva e próxima a eles. Logo, uma expedição encontra uma misteriosa criatura anfíbia que começa a atacar seres humanos.


13. Godzilla
(Gojira, Dir: Ishirô Honda – 1954)

Um gigantesco réptil pré-histórico mutante surge em virtude de testes nucleares. A monstruosa criatura cria um rastro de destruição no seu caminho até Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o monstro não for detido.


14. Tara Maldita
(The Bad Seed, Dir: Mervyn LeRoy – 1956)

Rhoda, garota de oito anos é a maldade em pessoa, além de egoísta e mentirosa. Somente a mãe sabe a verdade sobre essa terrível criança. Com rosto angelical, ela é capaz de elaborar planos diabólicos para conseguir tudo que deseja, sendo uma sociopata mirim em potencial.


15. Vampiros de Almas
(Invasion of the Body Snatchers, Dir: Don Siegel – 1956)

Em uma pequena cidade da Califórnia, um médico recebe vários pacientes reclamando que as pessoas de seu convívio estão estranhas: parecem não ser as mesmas e não ter sentimento. Ele acaba descobrindo que alieníginas estão invadindo a cidade, substituindo as pessoas com corpos idênticos, mas sem alma.


16. A Bolha Assassina
(The Blob, Dir: Irvin S. Yeaworth Jr. – 1958)

A Bolha é uma maligna forma de vida extraterrestre. Seguindo uma trilha de carnificina e destruição, torna-se maior e mais poderosa com o sangue de suas vítimas.


17. Dracula, O Vampiro da Noite
(Horror of Dracula, Dir: Terence Fisher – 1958)


Jonnathan Harker morre aparentemente vítima de um vampiro. Ao investigar a misteriosa morte do amigo, Van Helsing encontra um diário que incrimina o Conde Drácula. Mas Lucy, a prometida de Harker, também foi atacada por um vampiro. O irmão e a cunhada da moça se unem a Van Helsing para capturar a sanguinária criatura.


18. A Casa dos Maus Espíritos
(House on Haunted Hill, Dir: William Castle – 1959)

Frederick Loren, é um milionário que oferece 10 mil dólares para um grupo de pessoas se elas concordarem em passar uma noite numa sinistra casa – supostamente cheia de fantasmas de pessoas assassinadas no local.


19. A Maldição do Demônio
(Black Sunday, Dir: Mario Bava – 1960)

Na Idade Média, a princesa Ada (Barbara Steele), acusada de bruxaria e práticas de vampirismo, é condenada a uma morte terrível: inquisidores cruéis cravam em sua face uma máscara amaldiçoada repleta de pregos. Mas antes que eles o façam, a bruxa ameaça a todos e promete voltar para se vingar e dar continuidade a seu legado de sangue e horror.


20. Os Olhos sem Rosto
(Les Yeux Sans Visage, Dir: Georges Franju – 1960)

O professor Génessier, um célebre cirurgião, tem um filha chamada Christiane, que foi horrivelmente desfigurada em um acidente. Para tentar restituir-lhe a beleza de antes, ele, com a ajuda de uma enfermeira, sequestram e mutilam belas moças para fazer as cirurgias experimentais de enxerto de pele.


21. Psicose
(Psycho, Dir: Alfred Hitchcock – 1960)

Marion Crane, rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar. Quando Marion, desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.


22. Os Inocentes
(The Innocents, Dir: Jack Clayton – 1961)

Contratada para cuidar de Flora e Miles, dois irmãos que ficaram órfãos em circunstâncias misteriosas, a Sra. Giddens acredita que existe alguma coisa escondida nas trevas da mansão, fazendo com que as crianças tenham um comportamento muito assustador.


23. Desafio do Além
(The Haunting, Dir: Robert Wise – 1963)

O Dr. Markway faz uma pesquisa para provar a existência de fantasmas e, com isso, se interessa pela Hill House, uma mansão localizada na Nova Inglaterra e que tem em sua história mortes, violência e loucura. Junto com ele estão um cético que está para herdar a casa, a misteriosa e clarividente Theodora e a insegura e carente Eleanor Lance, cujos dons psíquicos a transformam no instrumento de ligação com os espíritos da velha mansão.


24. As Três Máscaras do Terror
(Black Sabbath, Dir: Mario Bava – 1963)

Com a participação do lendário Boris Karloff, o diretor italiano Mario Bava nos brinda com seu talento em três pequenos clássicos do cinema de horror.


25. Os Pássaros
(The Birds, Dir: Alfred Hitchcock – 1963)

Uma jovem de São Francisco, vai até uma pequena cidade isolada da Califórnia, chamada Bodega Bay, atrás de um potencial namorado. Coincidentemente com sua chegada, começam a acontecer fatos estranhos com o ataque de pássaros de todas as espécies.


26. À Meia Noite Levarei Sua Alma
(Dir: José Mojica Marins – 1964)

O cruel e sádico coveiro Josefel Zanatas, conhecido como Zé do Caixão, é temido e odiado pelos moradores de uma cidadezinha do interior. Ele é obcecado por gerar o filho perfeito, que possa dar-lhe a continuidade de seu sangue.


27. Repulsa ao Sexo
(Repulsion, Dir: Roman Polanski – 1965)

Carol Ledoux (Catherine Deneuve) é uma bela mulher que vive com sua irmã mais velha. Ela constantemente resiste aos assédios do seu namorado e também desaprova o amante da irmã. Quando esta viaja com ele em férias, Carol fica sozinha no apartamento e se afunda em uma profunda depressão, passando a ter várias alucinações.


28. Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver
(Dir: José Mojica Marins – 1967)

Zé do Caixão ainda está em busca da mulher perfeita para dar a luz ao seu filho, e, com a ficha limpa pelos crimes cometidos no passado, continua aterrorizando a população de sua pequena cidade com suas sádicas e iconoclastas práticas.


29. A Noite dos Mortos Vivos
(Night of the Living Dead, Dir: George Romero – 1968)

Os mortos andam e têm fome de carne humana. Um grupo de sobreviventes está isolado em uma casa de fazenda enquanto o exército de zumbis comedores de carne humana paira sobre suas portas.


30. O Bebê de Rosemary
(Rosemary’s Baby, Dir: Roman Polanski – 1968)

Rosemary (Mia Farrow) e seu marido se mudam para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora ao lado. Esse casal possui modos estranhos de agir e logo invadem a privacidade de Rosemary em sua gravidez, de forma que ela começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.


31. O Abominável Dr. Phibes
(The Abominable Dr. Phibes, Dir: Robert Fuest – 1971)

Depois de uma equipe de cirurgiões ser mal-sucedida na operação de sua amada esposa, o que a levou à morte, o emocionalmente perturbado Dr. Phibes formula criativamente uma receita fatal como vingança. Usando a Bíblia Sagrada como seu guia, Phibes desencadeia sobre seus inimigos uma série de atrocidades do velho testamento.


32. A Inocente Face do Terror
(The Other, Dir: Robert Mulligan – 1972)

Numa comunidade rural americana, as brincadeiras de dois irmãos gêmeos tornam-se cada vez mais perigosas, chegando a ameaçar a vida dos parentes e vizinhos.


33. Inverno de Sangue em Veneza
(Don’t Look Now, Dir: Nicolas Roeg – 1973)

O casal John (Donald Sutherland) e Laura Baxter (Julie Christie) estão em uma casa de campo, enquanto os filhos brincam do lado de fora. A calma da família termina quando encontram a filha afogada no lago. Pouco depois, John e Laura se mudam para Veneza, onde o encontro de Laura com duas irmãs escocesas muda a rotina do casal na mesma época em que estranhos assassinatos intrigam a polícia da cidade.


34. O Homem de Palha
(The Wicker Man, Dir: Robin Hardy – 1973)

Um policial chega à ilha de Summerisle com a missão de investigar o desaparecimento de uma jovem. Os habitantes da ilha, no entanto, não parecem dispostos a colaborar. Quanto mais o homem da lei procura, mais se envolve nos rituais obscuros de uma comunidade pagã.


35. O Exorcista
(The Exorcist, Dir: William Friedkin – 1974)

Uma mãe vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento assustador. Deste modo, pede ajuda a um padre e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.


36. Exorcismo Negro
(Dir: José Mojica Marins – 1974)

O cineasta José Mojica Marins vai passar o fim de semana no campo para descansar e tentar escrever o roteiro de um novo filme, chamado “O Tirador de Demônios”. Mas a paz do local logo será quebrada por diversos fenômenos paranormais, e por uma força maléfica que começa a possuir os membros da família.


37. O Massacre da Serra Elétrica
(The Texas Chain Saw Massacre, Dir: Tobe Hooper – 1974)

Baseado em fatos reais, o longa conta a história de um grupo de jovens que, durante uma viagem de carro, acabam caindo no caminho de uma família de pessoas insanas, cujo filho utiliza uma serra elétrica para matar as pessoas, tratando-as como carne animal.


38. Noite do Terror
(Black Christmas, Dir: Bob Clark – 1974)

Em pleno Natal as garotas de uma fraternidade fazem planos para o feriado, mas estranhas ligações anônimas começam a incomodá-las. Quando uma delas desaparece, a polícia, que não dá muita bola para a denúncia, encontra uma criança morta no parque. Enquanto isso, as ligações misteriosas continuam e a fraternidade entra em pânico.


39. Calafrios
(Shivers, Dir: David Cronenberg – 1975)

Num condomínio fechado localizado em uma bela ilha canadense, os turistas estão lentamente cedendo à loucura. Um estranho vírus toma conta de seus corpos , infectando a todos. Os sintomas são incontroláveis: homens e mulheres são acometidos de acessos de violência e desejo.


40. Tubarão
(Jaws, Dir: Steven Spielberg – 1975)

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local pede ajuda a especialistas para caçar o animal, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.


41. Prelúdio Para Matar
(Profondo Rosso, Dir: Dario Argento – 1975)

Uma testemunha de um assassinato se une a uma repórter para encontrar o criminoso. Enquanto isso, ocorrem mais crimes e eles percebem que, na verdade, é o assassino que está lhes acompanhando.


42. Carrie, a Estranha
(Carrie, Dir: Brian de Palma – 1976)

Carry White é uma jovem quase que totalmente isolada da sociedade por conta do fanatismo religioso de sua mãe. No dia do baile de formatura, Carrie recebe uma homenagem que deixa uma aluna rival em fúria a ponto de tramar uma vingança contra ela. Ninguém, no entanto, imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos a sua capacidade de vingança quando está repleta de ódio.


43. Os Meninos
(¿Quién puede matar a un niño?, Dir: Narciso Ibáñez Serrador -1976)

Um casal de turistas ingleses chega a uma ilha onde todas as crianças ficaram loucas e estão assassinando os adultos.


44. A Profecia
(The Omen, Dir: Richard Donner – 1976)

Um diplomata americano preocupado em não chocar a esposa, em virtude da morte do seu filho ao nascer, lhe oculta o fato e adota um recém-nascido de origem desconhecida. Mortes misteriosas começam a cercar a família do homem, que sem saber, pode estar criando o AntiCristo em pessoa.


45. Quadrilha de Sádicos
(The Hills Have Eyes, Dir: Wes Craven – 1977)

Durante uma viagem de carro pela Califórnia, a família Carter resolve pegar um atalho. Para sua desgraça encontraram um grupo de canibais que transforma suas vidas num pesadelo infernal.


46. A Sentinela dos Malditos
(The Sentinel, Dir: Michael Winner – 1977)

Alison Parker (Cristina Raines) aluga um apartamento, onde no último andar mora um padre cego, que tem uma vida totalmete reclusa. Em seu novo lar tem dificuldades para dormir por causa de flashbacks. No entanto, o mais alarmante é o surgimento de alguns estranhos vizinhos.


47. Suspiria
(Suspiria, Dir: Dario Argento – 1977)

Uma jovem americana viaja para a Europa para estudar numa prestigiada escola de Balé. Desde o primeiro dia, porém, ela começa a se assustar com estranhas situações que ocorrem no local que a fazem crer que há bruxas por todas a parte.


48. Despertar dos Mortos
(Dawn of the Dead, Dir: George Romero – 1978)

Os mortos estão retornando à vida e atacando as pessoas. Alguns sobreviventes escondem-se em um shopping abandonado e planejam contra-atacar. No entanto, milhares de mortos-vivos descobrem o esconderijo e iniciam um novo massacre, contaminando alguns sobreviventes que retornam como zumbis e somam-se ao exército de abomináveis criaturas.


49. Invasores de Corpos
(Invasion of the Body Snatchers, Dir: Philip Kaufman – 1978)

Nesta adaptação do livro de Jack Finney ambientada nos anos 70, o clima de paranoia reina no filme inteiro, como também o poder de sugestão. O elenco competente e a ótima direção coloca Invasores de Corpos no seu lugar de prestígio, como um dos melhores do gênero Sci-Fi terror.


50. Halloween: A Noite do Terror
(Halloween, Dir: John Carpenter – 1978)

Michael Myers, é um psicopata que vive em uma instituição mental há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal, para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.


51. Os Filhos do Medo
(The Brood, Dir: David Cronenberg – 1979)

Frank vive em constante medo. Duas crianças deformadas atacam a professora de sua filha, levando-o a investigar uma série de homicídios e a sua relação com a ex-mulher e com uma organização de psicoterapia. Quando a ameaça das crianças mutantes começa a chegar perto da sua família, Frank tem de vencer o medo e descobrir a sua verdadeira natureza.


52. Alien, o Oitavo Passageiro
(Alien, Dir: Ridley Scott – 1979)

Nave espacial recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena.


53. Zumbi 2 – A Volta dos Mortos
(Zombie 2, Dir: Lucio Fulci – 1979)

Quando um barco à deriva é abordado na baía de Nova York, um dos policiais é atacado por seu único tripulante: um morto-vivo. O barco pertence ao pai da jovem Anne, que desapareceu numa ilha do Caribe. Ajudada por um repórter, Anne vai à procura do pai. O que eles não sabem é que, na ilha, uma epidemia devastadora transformou a maior parte dos habitantes em zumbis devoradores de carne humana.


54. Holocausto Canibal
(Cannibal Holocaust, Dir: Ruggero Deodato – 1980)

Professor sai em expedição à Amazônia em busca de quatro jovens documentaristas que desapareceram durante uma filmagem. Lá chegando, ele descobre que os cineastas foram mortos por canibais. De volta aos Estados Unidos, as filmagens dos jovens revelam os horrores que os documentaristas encontraram na selva.


55. O Iluminado
(The Shining, Dir: Stanley Kubrick – 1980)

Durante o inverno, um homem, é contratado para ficar como vigia em um hotel e leva junto sua mulher e filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado do local.


56. Sexta-Feira 13
(Friday the 13th, Dir: Sean S. Cunningham – 1980)

Depois de muito tempo fechado, um grupo de jovens resolve passar uns dias no acampamento de Crystal Lake, onde alguns anos antes um garoto morreu afogado. Ignorando os avisos, eles preferem se divertir sem saber que alguém está os acompanhando. Um a um, eles vão morrendo sem que os outros descubram.


57. A Morte do Demônio
(Evil Dead, Dir: Sam Raimi – 1981)

Ash (Bruce Campbell), sua namorada e seus amigos, vão passar um fim de semana em uma cabana na floresta. Chegando lá, encontram o Necronomicon, o livro dos mortos, que os deixam em uma terrível situação, onde tentarão sobreviver em um cenário bizarro e desesperador.


58. Possessão
(Possession, Dir: Andrzej Zulawski – 1981)

Desconfiado que sua esposa Anna (Isabelle Adjani) o está traindo com outro homem, Mark (Sam Neill) resolve seguir seus passos. Passando por séria crise conjugal, Mark ainda se envolve num assassinato. Seguindo os passos de Anna, Mark descobre que ela vive um bizarro relacionamento com uma criatura monstruosa.


59. Scanners – Sua Mente Pode Destruir
(Scanners, Dir: David Cronenberg – 1981)

Reunidos numa organização clandestina, os scanners preparam a derrubada do governo americano para a partir daí conquistar o mundo. O governo, para os combater, começa a contratar os seus próprios scanners, se necessário através de lavagem cerebral e “conversões” forçadas.


60. Terror nas Trevas
(The Beyond, Dir: Lucio Fulci – 1981)

Uma jovem herda um velho hotel e resolve reformá-lo para poder vender a propriedade. Mas uma obra no porão do prédio acaba abrindo uma das sete portas para o inferno, sobre a qual o hotel foi construído. O horror se espalha pela cidade e Liza, com a ajuda do médico da cidade, tenta sobreviver à invasão dos mortos-vivos.


61. Um Lobisomem Americano em Londres
(An American Werewolf in London, Dir: John Landis – 1981)

Dois jovens turistas americanos estão em excursão pela Europa. Passando por uma região rural da Inglaterra, são alertados para que se mantenham-se na estrada e afastem-se dos pântanos. Mesmo assim, os jovens embrenham-se na escuridão e não percebem que estão sendo seguidos por uma criatura terrível.


62. Enigma do Outro Mundo
(The Thing, Dir: John Carpenter – 1982)

Uma equipe de pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos. Descongelada, a criatura mutante possui a habilidade de duplicar e se transformar em seu hospedeiro, matando as pessoas em seguida e espalhando o terror.


63. Poltergeist: O Fenômeno
(Poltergeist, Dir: Tobe Hooper – 1982)

Uma típica família norte americana vê sua filha conversando com o aparelho de TV em uma noite, durante uma tempestade. Repentinamente ela desaparece e os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa.


64. A Hora da Zona Morta
(The Dead Zone, Dir: David Cronenberg – 1983)

Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.


65. Videodrome, A Síndrome do Vídeo
(Videodrome, Dir: David Cronenberg – 1983)

Max Renn (James Woods), o dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de um canal que mostra cenas de pessoas torturadas e mortas. Gradativamente, Max fica sabendo que esta transmissão se chama Videodrome, que na verdade é muito mais que um mórbido show de televisão.


66. A Hora do Pesadelo
(A Nightmare on Elm Street, Dir: Wes Craven – 1984)

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Logo se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.


67. A Hora dos Mortos-Vivos
(Re-Animator, Dir: Stuart Gordon – 1985)

Herbert West (Jeffrey Combs) é um estudante de medicina que desenvolveu um reagente capaz de reanimar criaturas mortas. Ao lado de seu colega de quarto, Dan Cain (Bruce Abbott), West precisa de corpos frescos para continuar suas experiências mórbidas. Porém, seu professor, Dr. Hill (David Gale), tem planos de conseguir os créditos da descoberta só para ele.


68. Dia dos Mortos
(Day of the Dead, Dir: George Romero – 1985)

Os mortos-vivos dominaram a Terra, e apenas um pequeno número de humanos conseguiu resistir. Estes sobreviventes, entre eles soldados e cientistas, se refugiaram em um abrigo militar subterrâneo, mas a situação está cada vez mais crítica. A sobrevivência dos humanos só poderá ser garantida se este grupo chegar até um local inacessível, descobrir como combater os mortos-vivos e enviá-los de volta para suas sepulturas.


69. A Mosca
(The Fly, Dir: David Cronenberg – 1986)

Seth Brundie (Jeff Goldblum) é um cientista que trabalha numa nova invenção, uma máquina de teletransporte. Ao seu lado, tem Veronica (Geena Davis), uma jornalista que acompanha seus projetos acreditando ser essa a história do ano. Ao experimentar seu novo invento, Seth não percebe que uma mosca entrou na cabine do teletransporte. O imprevisto faz com que os padrões moleculares do homem e do inseto se misturem e, pouco a pouco, o cientista vai sofrendo terríveis transformações.


70. Coração Satânico
(Angel Heart, Dir: Alan Parker – 1987)

Harry Angel (Mickey Rourke), um detetive particular, é contratado por Louis Cypher (Robert De Niro), um misterioso cliente, para encontrar um cantor. Entretanto, quanto mais ele se aprofunda na investigação, mais distante fica da verdade. Envolve-se com figuras estranhas, que morrem violentamente e penetra em um mundo místico, que não entende.


71. Hellraiser – Renascido do Inferno
(Hellraiser, Dir: Clive Barker – 1987)

Uma esposa infiel encontra o zumbi de seu amante morto, que está sendo perseguido por demônios depois que ele escapou de seu inferno sado-masoquista.


72. Brinquedo Assassino
(Child’s Play, Dir: Tom Holland – 1988)

Uma mulher compra para seu filho um boneco amaldiçoado por um serial killer, que acaba morto dentro uma loja de brinquedos. Antes, ele faz um ritual de vodu com o boneco, que ganha vida e se torna um assassino. O menino tenta alertar que o boneco está vivo, mas sua mãe e um detetive da polícia só acreditam nele após o brinquedo ter feito várias vítimas.


73. Eles Vivem
(They Live, Dir: John Carpenter – 1988)

John Nada é um homem desempregado que anda pelas ruas procurando algo para fazer. Ele encontra trabalho em uma construção e encontra por acaso um óculos de sol que através deles consegue enxergar a face verdadeira das pessoas. Nada percebe que horrendas criaturas alienígenas estão disfarçadas de seres humanos e tentam controlar a humanidade através de mensagens subliminares na mídia.


74. Louca Obsessão
(Misery, Dir: Rob Reiner – 1990)

Paul Sheldon (James Caan) é um escritor famoso que sofre um acidente de carro, sendo socorrido por uma enfermeira (Kathy Bates) que se autodenomina sua fã número um. Ela o leva para sua casa e passa a cuidá-lo. Mas, ao ler os originais do novo livro do escritor, descobre que sua personagem predileta será morta, fazendo com que sua personalidade doentia se revele. Sem poder se locomover, Sheldon se vê à mercê das loucuras da “fã”.


75. O Silêncio dos Inocentes
(The Silence of the Lambs, Dir: Jonathan Demme – 1991)

A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.


76. Fome Animal
(Braindead / Dead Alive, Dir: Peter Jackson – 1992)

Lionel (Timothy Balme) é um rapaz quieto e apaixonado pela doce Paquita (Diana Penalver). Sua mãe Vera (Elizabeth Moody) é possessiva e não gosta de imaginar seu filhinho amando outra pessoa. Quando Lionel e Paquita marcam um encontro romântico no zoológico, Vera os segue e acaba sendo mordida pelo Macaco-Rato de Sumatra. Logo, a mulher começa a se tornar um zumbi. A partir daí, Lionel terá de tentar esconder sua mãe do resto da sociedade antes que a praga zumbi se espalhe.


77. À Beira da Loucura
(In the Mouth of Madness, Dir: John Carpenter – 1994)

O investigador John Trent (Sam Neil) é contratado para achar Sutter Cane (Jürgen Prochnow), um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu. Passa a ler seus livros, procurando pistas da cidade onde Cane possa estar escondido, mas estes livros são macabros e, após sua leitura, as pessoas passam a agir de um modo bem estranho.


78. Pânico
(Scream, Dir: Wes Craven – 1996)

Sidney Prescott (Neve Campbell) começa a desconfiar que a morte de dois estudantes está relacionada com o falecimento da sua mãe, há cerca de um ano. Enquanto isso, os jovens da pacata cidade começam a receber ligações de um maníaco que faz perguntas sobre filmes de horror.


79. Um Drink no Inferno
(From Dusk Till Dawn, Dir: Robert Rodriguez – 1996)

Dois irmãos procurados pela polícia seqüestram um pastor e seu casal de filhos, para poderem atravessar a fronteira com o México. Ao final do dia param em uma casa noturna frequentada por gente barra pesada em uma mistura de cabaré e prostíbulo. O pior, no entanto, ainda está por vir à noite.


80. O Enigma do Horizonte
(Event Horizon, Dir: Paul W.S. Anderson – 1997)

Em 2047, uma missão de resgate é mandada para encontrar a “Event Horizon”, uma nave que desapareceu misteriosamente sete anos atrás, quando explorava os limites do sistema solar. Mas ao encontrá-la os astronautas que integram a missão de resgate vão gradativamente tomando consciência do terrível mistério que os cerca.


81. Ring: O Chamado
(Ringu, Dir: Hideo Nakata – 1998)

Após a morte de Tomoko Oishi (Yuko Takeuchi), uma repórter ouve histórias de um vídeo que mata quem o assiste após uma semana. Ao investigar o caso, ela assiste a fita e estranhas coisas começam a acontecer. Começa assim uma corrida para tentar deter o relógio da morte e combater a sinistra maldição que se manifestará em sete dias.


82. A Bruxa de Blair
(The Blair Witch Project, Dir: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez – 1999)

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo são encontradas na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.


83. Audition
(Ōdishon, Dir: Takashi Miike -1999)

Sete anos após a morte de sua esposa, o executivo Aoyama conta com a ajuda de seu amigo, um produtor de TV, que arma uma audição para um filme afim de escolher sua futura esposa. O viúvo fica fascinado por Yamazaki, uma jovem bela e misteriosa.


84. O Sexto Sentido
(The Sixth Sense, Dir: M. Night Shyamalan – 1999)

O psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis) abraça com dedicação o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment). O garoto, de 8 anos, tem dificuldades de entrosamento no colégio e vive paralisado de medo. Malcolm, por sua vez, busca se recuperar de um trauma sofrido anos antes, quando um de seus pacientes se suicidou na sua frente.


85. A Espinha do Diabo
(El Espinazo del Diablo, Dir: Guillermo del Toro – 2001)

Durante a Guerra Civil espanhola, um menino de 12 anos é deixado em um orfanato onde é recebido com hostilidade e violência pelas demais crianças e por um funcionário. Lá ele recebe a visita do fantasma de um menino que foi assassinado na instituição e que deseja que ele execute sua vingança.


86. Os Outros
(The Others, Dir: Alejandro Amenabar – 2001)

Grace (Nicole Kidman) se muda com seus dois filhos para uma mansão isolada, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, mas quando eles contratam empregados para a casa, eles terminam quebrando regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.


87. Alta Tensão
(Haute Tension, Dir: Alexandre Aja – 2003)

Duas amigas viajam até o campo para poderem estudar juntas para as provas que se aproximam. Quando anoitece, um violento maníaco aparece armado na casa e mata a família de uma delas. Marie consegue se esconder do assassino, que leva sua amiga como refém. Ela, então, o segue para tentar salvá-la e descobrir a identidade do bandido.


88. Espiritos – A Morte Está ao Seu Lado
(Shutter, Dir: Banjong Pisanthanakun & Parkpoom Wongpoom, 2004)

Um jovem fotógrafo e sua namorada atropelam acidentalmente uma pedestre. Eles fogem da cena do crime e retornam às suas vidas normais em Bangkok. A partir de então, passam a ser atormentados por estranhos pesadelos e nas fotos reveladas começam a aparecem estranhas figuras. O casal decide investigar o fenômeno e encontra outras fotografias com imagens sobrenaturais.


89. Jogos Mortais
(Saw, Dir: James Wan – 2004)

Jigsaw é um assassino que possui uma marca registrada: ele deixa em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, que faz com que elas cometam atos agonizantes para se salvar. O detetive David Tapp (Danny Glover) é designado para investigar os assassinatos, bem como a capturar seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw leva o detetive a descobrir histórias cada vez mais terríveis.


90. Todo Mundo Quase Morto
(Shaun of the Dead, Dir: Edgar Wright – 2004)

Shaun (Simon Pegg) trabalha como vendedor e divide uma casa com seu melhor amigo. Sua namorada está cansada dessa vida entediante e decide terminar com ele. Shaun, arrasado, se embebeda no seu pub predileto sem notar que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis.


91. Abismo do Medo
(The Descent, Dir: Neil Marshall – 2005)

Um ano após um trágico acidente, algumas amigas vão explorar uma caverna. Uma delas, sem avisar as outras, as levou para uma caverna que nenhuma pessoa tinha explorado. Logo elas descobrem que talvez alguém tenha entrado ali, mas nunca saiu vivo, uma vez que estranhas criaturas se escondem na escuridão.


92. [rec]
([rec], Dir: Jaume Balagueró & Paco Plaza – 2007)

Ángela Vidal (Manuela Velasco) é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera, faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.


93. A Invasora
(À l’intérieur, Dir: Alexandre Bustillo & Julien Maury – 2007)

Após a morte do marido, Sarah vive sozinha e só recebe visitas da mãe e do chefe. Na véspera de dar à luz um bebê no dia de Natal, Sarah ouve uma mulher bater na porta. Apreensiva, ela não abre e decide chamar a polícia. Porém, a mulher misteriosa está determinada a entrar.


94. O Nevoeiro
(The Mist, Dir: Frank Darabont – 2007)

Depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, habitantes do local correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando um grupo de pessoas presas no mercado. Aos poucos, as pessoas descobrem que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal.


95. Deixa Ela Entrar
(Låt den rätte komma in, Dir: Tomas Alfredson – 2008)

Oskar (Kåre Hedebrant), um frágil garoto de 12 anos sempre atormentado pelos colegas de escola, sonha com vingança. Ele apaixona-se por Eli (Lina Leandersson), garota bonita e peculiar que não suporta sol e comida. Eli dá a Oskar força para lutar, mas o menino é colocado frente a um impasse quando percebe o que ela precisa fazer para sobreviver.


96. Mártires
(Martyrs, Dir: Pascal Laugier – 2008)

Uma menina de dez anos que desapareceu meses atrás, é encontrada em uma estrada, desorientada, sem lembrar de nada que aconteceu. Internada em um hospital pelos traumas causados, ela faz amizade com outra menina chamada Anna. Quinze anos depois dessa terrível experiência, Lucie embarca em uma sangrenta vingança contra os seus opressores, ou quem ela acredita que são.


97. O Segredo da Cabana
(Cabin in the Woods, Dir: Drew Goddard – 2012)

A jovem Jules (Anna Hutchinson) resolve levar seus amigos Curt (Chris Hemsworth), Dana (Kristen Connolly), Holden (Jesse Williams) e Ronald (Tom Lenk) para uma viagem diferente nas montanhas, numa cabana situada no meio da floresta, isolada de tudo. Mas o que era para ser somente um momento de muita curtição entre a turma, acaba se transformando em algo que suas mentes jamais imaginariam.


98. O Babadook
(The Babadook, Dir: Jennifer Kent – 2014)

Uma mãe solteira, atormentada pela morte violenta do marido, luta contra um monstro que surge de um livro infantil e que está se alimentando do medo de seu filho.


99. Corrente do Mal
(It Follows, Dir: David Robert Mitchell – 2015)

A jovem e despreocupada Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. No entanto, após uma transa, o garoto com quem passou a noite lhe explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas pelo sexo. Agora Jay tem que lidar com a maldição e evitar que ela e seus amigos corram perigo.


100. A Bruxa
(The vvitch, Dir: Robert Eggers – 2016)

Em uma fazenda no século 17, a histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê. Enquanto buscam respostas, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

2 Comentários

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Programas

RÁDIO – PROGRAMA: 40 anos de Terror (2022)

Publicados

em

40 anos

A equipe do Toca o Terror encerra a temporada viajando no tempo até 1982 celebrando filmes que estão completando 40 anos a exemplo de “Galáxia Proibida“, “Basket Case – O Mistério do Cesto”, “A Marca da Pantera” e “Creepshow – Arrepio do Medo”.

Outras plataformas:
Apple Podcasts / iTunes
Google Podcasts
Overcast

Apresentação: Jarmeson de Lima
Participações: Osvaldo Neto, Felipe Macedo, Geraldo de Fraga e Jota Bosco
Edição de áudio: Jarmeson de Lima
Gravação via webconferência

Ouça os programas já gravados aqui: https://tocaoterror.com/tag/radio.

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Programas

RÁDIO – PROGRAMA: Prequels (2022)

Publicados

em

Prequels

Para além das sequências e continuações que rolam no universo do horror, um fenômeno recente tem surgido no mainstream da produção cinematográfica: os prequels. No caso, “prequel” é o termo usado para definir histórias que acontecem antes dos fatos narrativos de um filme, funcionando como uma “pré-sequência” ou simplesmente contando a origem de um vilão ou explicando melhor o que desencadeou a tragédia que viria no filme que já conhecemos.

Confira neste programa a equipe do Toca o Terror comentando “prequelas” como as que foram feitas para “O Massacre da Serra Elétrica”, “O Exorcista“, “O Silêncio dos Inocentes” e “Annabelle”, entre outros filmes.

Outras plataformas:
Apple Podcasts / iTunes
Google Podcasts
Overcast

Apresentação: Jarmeson de Lima
Participações: Osvaldo Neto, Felipe Macedo, Geraldo de Fraga e Jota Bosco
Edição de áudio: Jarmeson de Lima
Gravação via webconferência

Ouça os programas já gravados aqui: https://tocaoterror.com/tag/radio.

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Programas

RÁDIO – PROGRAMA: Terror em Alto Mar (2022)

Publicados

em

Terror em Alto Mar

As profundezas do oceano ainda podem guardar mistérios e ameaças que são bem exploradas pelo cinema de horror. Neste programa, a equipe do Toca o Terror analisa filmes que se passam em alto mar a exemplo de “Ameaça Profunda”, “Navio Fantasma” e “Triângulo do Medo”, entre outras obras consagradas.

Outras plataformas:
Apple Podcasts / iTunes
Google Podcasts
Overcast

Apresentação: Jarmeson de Lima
Participações: Osvaldo Neto, Felipe Macedo, Geraldo de Fraga e Jota Bosco
Edição de áudio: Jarmeson de Lima
Gravação via webconferência

Ouça os programas já gravados aqui: https://tocaoterror.com/tag/radio.

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Trending