Críticas
ENTREVISTA: Nana Gouvêa sobre “Black Wake”
[Por Osvaldo Neto]
No último mês de agosto, o primeiro teaser do horror independente norte-americano “Black Wake” não apenas viralizou nos portais brasileiros especializados em filmes do gênero mas também em páginas de fofoca e celebridades como O Fuxico, EGO e similares. O motivo? A modelo e atriz brasileira Nana Gouvêa interpreta a protagonista da produção, a Dra. Luiza Moreira.
Na ocasião do compartilhamento do 2o. teaser deste longa no Twitter, o Toca o Terror foi retuitado pela própria Nana que fez questão de nos agradecer publicamente pela divulgação. Ela também foi muito gentil ao aceitar o nosso convite para ser entrevistada. O leitor do Toca pode conferir o resultado logo abaixo!
Nana, primeiramente, obrigado por conversar com o Toca o Terror a respeito de “Black Wake”.
Nana Gouvêa – Toca o Terror, eu é que agradeço e desde já peço desculpas pela demora em responder. Eu estava com minha cabeça totalmente voltada pro fim das gravações de Black Wake que acontece nos próximos dias e não consegui focar na entrevista. Sinto muito mesmo! É que eu queria responder com a atenção que vocês merecem.
01 – “Black Wake” seria a sua estréia em um longa-metragem? Como o projeto chegou em suas mãos?
Nana Gouvêa – Propriamente não. Mas tecnicamente sim. Eu fiz um filme por volta do ano 2000 que nunca cheguei a realmente ver, foi vendido para o Canal Eurochannel e só passou na Europa. O filme se chama “O Filho Pródigo”, do diretor italiano Manoel de Teffé. A personagem Dra. Luiza Moreira de “Black Wake” me foi oferecida pelo diretor Jeremiah Kipp após uma série de testes que eu fiz pra um outro filme dele. Fiquei entre as 2 últimas atrizes pra o personagem de uma rainha de vampiros pra um filme que Jeremiah dirige, mas optaram pela outra atriz. Então Jeremiah me apresentou o script, eu adorei e imediatamente começamos a pensar na produção do filme.
02 – Outras atrizes chegaram a fazer testes para o papel da Dra. Luiza Moreira ou a personagem foi escrita pelo roteirista Jerry Landa pensando em você?
Nana Gouvêa – Que eu saiba, quando Jeremiah me viu nos testes pra vampira do outro filme, ele imediatamente pensou em mim pra personagem da Dra. Luiza. Mas a personagem já estava escrita e o filme todo já estava roteirizado. Ele simplesmente achou a atriz certa no teste errado. (risos)
03 – Você já tinha imaginado que algum dia seria a atriz principal de um filme de horror? Você gosta do gênero?
Nana Gouvêa – Sim, claro! Esse sempre foi meu sonho! Adoro o gênero. Ainda quero fazer muita coisa do gênero.
04 – Você não ficou um pouco intimidada ao contracenar com Tom Sizemore e Eric Roberts, dois atores com mais de décadas de experiência em filmes de grandes diretores e verdadeiros ‘workaholics’? Gostaria de falar sobre o seu trabalho com mais alguns colegas de elenco?
Nana Gouvêa – Intimidada pelas pessoas deles não. Acho que esse não seria o caso. Mas a presença de atores de peso como Tom Sizemore, Eric Roberts, Jonny Beauchamp, Rich Graff e tantos outros no filme aumenta a consciência de que o trabalho é serio e de que todos estão fazendo o melhor que podem para o bem maior do filme. Por esse lado sim, a responsabilidade e preocupação em fazer um bom trabalho aumenta muito.
05 – Notamos que “Black Wake” dialoga com a estética do ‘found footage’ (A Bruxa de Blair, Cloverfield, Atividade Paranormal) que se encontra em moda nos dias de hoje. Na sua opinião, o que faz com que esse filme seja diferente de tantos outros já lançados?
Nana Gouvêa – Sim, o filme tem o formato ‘found footage’. A diferença é a história e como ela está sendo contada. O drama da Dr. Luiza na busca da cura dessa epidemia, a constante busca dela de uma forma de voltar pra casa, pra sua família. Todos os outros personagens são muito fortes e se apresentam no filme de forma muito justificada, tudo foi muito pensado, tem sempre um porque das câmeras estarem onde estão. As câmeras de “Black Wake” são verdadeiras testemunhas (ou espiãs) da luta e grande jornada de vida dessa mulher com consequências extraordinárias pra toda a humanidade.
06 – Existe uma data de lançamento para o longa e alguma perspectiva de que ele também seja lançado no Brasil?
Nana Gouvêa – Estão acontecendo sérias conversas com distribuidores de várias partes do mundo e esperamos anunciar as datas de lançamento de Black Wake muito em breve. E sim, claro, o Brasil está no topo das nossas prioridades.
Obrigado, mais uma vez, pelo seu tempo e atenção conosco e com o fã brasileiro de horror, Nana. 🙂
Eu te agradeço muito, querido! Deus te abençoe.
Também sou fã de terror! Estamos juntos!!! (risos).
Bjus!!!
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Críticas
CRÍTICA: Presença (2025)
No fim de 2024, o anúncio do novo filme de Steven Soderbergh surge dando o que falar. Primeiro por se tratar de um filme de gênero do diretor e, segundo, por prometer nos colocar literalmente no ponto de vista do malassombro.
Em PRESENÇA (Presence), acompanhamos a rotina de uma família que acaba de chegar de mudança, porém nunca saímos da casa, pois, como dito, vemos tudo pelo olhar da presença sobrenatural que ali habita. Nesta dinâmica, vagamos com o fantasma por todos os cômodos, sempre procurando ficar perto dos personagens, ora evitando ser notado, ora interagindo com o ambiente.
É interessante que de início temos uma estranheza por estarmos no ponto de vista da tal presença, mas não demora pra nos acostumarmos ao ponto de chegarmos a ser o malassombro em si. É legal que suas – ou seriam nossas? – Interações físicas com as personagens e ambiente são simples, eficazes e críveis. Detalhe que a câmera não flutua, mas anda com movimentos humanos reforçando sempre que este personagem existe em cena.
Seteven Soderbergh é um cineasta com uma longa trajetória no audiovisual. Desde a década de 80 vem realizando vídeos clipes, curtas, séries, filmes etc, somando mais de 40 anos de carreira com produções undergrounds e mainstreams, sempre buscando experimentar formatos com muito apuro estético. Como o parâmetro geral é o Oscar, ele já teve 3 indicações, vencendo em 2001 pela direção de TRAFFIC. Para além, ele tem muitos filmes conhecidos como ONZE HOMENS E UM SEGREDO, 2 longas sobre Che Guevara (um deles com Rodrigo Santoro no elenco), CONTÁGIO, que foi amplamente revisitado durante a pandemia da COVID-19, um remake de SOLARIS e muitos outros.
Aqui em PRESENÇA, o cineasta também busca experimentar. Agora com uma câmera de mão e uma lente 14mm que funciona como o olhar do espírito – e nosso! – que passeia pelos cômodos da casa. O uso de mínimo de equipamentos não é uma novidade na filmografia de Soderbergh. Vide o seu interessante DISTÚRBIO (Unsane, 2017), também de terror, que foi filmado só com um iPhone 7.
Estamos diante de um caso raro em que a busca pelo realismo funciona sem perder a magia. Soderbergh trabalha o drama familiar de uma forma tão palpável que beira a realidade. Os diálogos soam naturais e precisos, rendendo momentos legitimamente ternos e tensos. Apesar de termos a veterana Lucy Liu, que vive a mãe, no elenco, é focada na sua filha Cloe, vivida por Callina Liang, na qual todas as motivações pairam. Os outros arcos das demais personagens são muito bem trabalhados também.
Apesar das qualidades, nem tudo é legal aqui. Por exemplo, o excesso de cortes secos com longas pausas em tela preta que sinalizam saltos temporais. Isso não seria um problema se não fosse pela quantidade e em curtos espaços de tempo. Essas interrupções constantes podem incomodar e até tirar da imersão pretendida que vinha sendo bem construída. Algo que também pode desagradar, é a simplicidade de toda situação. Pra quem espera sequências mais elaboradas, tão comuns e esperadas em filmes da mesma temática, a falta de muita “pirotecnia” pode soar frustrante.
Simples, direto e eficaz, PRESENÇA acerta o tom dentro do formato proposto, entregando exatamente o que promete sendo um ótimo começo de ano para o terror. Sem contar que é sempre bom ver cineastas de longa data se aventurando em filmes “menores” e de gênero.

Título original: Presence
Diretor: Steven Soderbergh
Roteiro: David Koepp
Elenco: Lucy Liu, Chris Sullivan, Callina Liang
Origem: EUA
Ano de produção: 2024
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CRÍTICA: Desconhecidos (2025)
A graça de ver filmes em uma narrativa não-linear é que a todo instante nossa atenção está em jogo para ligar os pontos e entender melhor a história como um todo. É com base neste recurso de edição que “Desconhecidos” (Strange Darling) de JT Mollner se dá bem.
É explicado desde o início que esta é uma história em seis capítulos. Sendo que o filme já começa no Capítulo 3! E esta é justamente uma das sequências mais instigantes do longa para prender a atenção do espectador desde o começo.
O lance, é que nesta aparente perseguição entre homem e mulher em alta velocidade, sabemos muito pouco sobre cada um deles. A introdução de quem é quem e suas motivações só aparece na parte 5 de “Desconhecidos“, que equivale ao “Capítulo 2”.
Pode parecer confuso, mas funciona como um slasher também. Ainda assim, a Miramax que lançou o filme não estava botando fé e tentou na pós-produção organizar o filme em um formato convencional na ordem em que as cenas ocorrem sem consentimento do diretor.
Diante dessa briga, JT Mollner retomou as rédeas da obra se apegando a cláusulas contratuais. E foi possivelmente por conta desse impasse que estamos vendo este filme sendo lançado tão tardiamente.
Mesmo passando metade de “Desconhecidos” sem termos certeza de quem está com razão ou quem é a real vítima, a atuação de Willa Fitzgerald é a que engrandece um filme com um roteiro aparentemente tão simples, mas cheio de reviravoltas. Mas se o título nacional se refere de forma vaga aos principais personagens, isso também se deve porque eles não tem nome na trama. Foi até uma boa sacada.
Veja sem ficar com pé atrás e curta a diversão regada a sangue e muitos tiros.

Título original: Strange Darling
Diretor: JT Mollner
Roteiro: JT Mollner
Elenco: Willa Fitzgerald, Kyle Gallner, Madisen Beaty, Barbara Hershey e outros
Ano de lançamento: 2025
* Filme visto em Cabine de Imprensa virtual promovida pela Espaço Z e Paris Filmes
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CRÍTICA: Entre Montanhas (2025)
Diretor de O Exorcismo de Emily Rose, Livrai-nos do Mal e O Telefone Preto, é inegável que Scott Derrickson transformou seu nome numa pequena grife. Com um currículo recheado de filmes medianos, mas lucrativos, foi nele que a Apple TV apostou para comandar Entre Montanhas (The Gorge, 2025), escrito por Zach Dean, autor de A Guerra do Amanhã e Velozes & Furiosos 10.
Na trama, acompanhamos dois snipers excepcionais que são recrutados para passarem um ano vigiando um desfiladeiro num lugar remoto, cuja localização é desconhecida de ambos. Levi (Miles Teller) é um ex-fuzileiro americano, deprimido e sem amigos. Drasa (Anya Taylor-Joy) é uma mercenária bielorrussa em luto pela morte do pai.
Descobrimos então que o tal precipício é o lar de criaturas maléficas e que a missão deles é impedir que as coisas saiam do buraco. Eles, porém, não estão juntos, cada um fica de um lado do abismo, isolado em sua própria torre, armados até os dentes, mas impedidos de se comunicarem.
Essa regra, claro, é quebrada. Aí rola uma química, uma paquera, o casal se apaixona e resolve se encontrar. Quando os monstros promovem um ataque pesado e eles precisam agir juntos, Entre Montanhas vira uma mistura de Sr. & Sra. Smith com Resident Evil, que passeia por vários gêneros: terror, ficção científica, ação e comédia romântica.
O problema é que, em nenhum deles, o filme empolga. E olhe que são quase duas horas e um roteiro que entope o longa com várias revelações. Scott Derrickson até nos brinda com uma cena boa, aqui e ali, e a dupla de protagonistas se esforça para nos dar um casal com um mínimo de química.
Só que a história de Zach Dean funcionaria melhor como um videogame, onde a jogabilidade preencheria o espaço da ação. Apenas assisti-la é totalmente desinteressante. A sub-trama sobre quem comanda a vigilância do desfiladeiro ainda deixa a participação de Sigourney Weaver subaproveitada.
Entre Montanhas começa com uma premissa interessante, um bom background dos personagens, mas quando o bicho pega é uma repetição de tudo que a gente já viu. Isso nem seria ruim, se fosse uma repetição de tudo que a gente já viu e gostou. Com ação genérica e soluções fáceis, é só tédio mesmo.

Título original: The Gorge
Direção: Scott Derrickson
Roteiro: Zach Dean
Elenco: Anya Taylor-Joy, Miles Teller e Sigourney Weaver
Origem: EUA e Inglaterra
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