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DICA DA SEMANA – Operazione Paura, o canal

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Operazione Paura, o canal

Quem me conhece sabe que meu subgênero preferido no horror é o Giallo. Graças a um comentário do querido amigo Paulo Blob em uma postagem conheci um canal no YouTube especializado nisso (e ainda tem mais coisa, vale salientar). Seu nome é “Operazione Paura“, retirado do clássico de Mario Bava, e será minha DICA DA SEMANA.

Dentre as várias playlists do canal temos, claro, uma chamada “Giallo” e nela tem atualmente 13 filmes! Uma maratona pra Sergio Martino nenhum botar defeito! Vamos dar uma breve olhada no acervo disponível?


A Dupla Face no Escuro AKA A Doppia Faccia (1969)
“Pouco depois de o rico industrial John Alexander (Klaus Kinski) descobrir que sua esposa Helen (Margaret Lee) leva uma vida dupla com sua amante Liz (Annabella Incontrera), ela é morta quando mãos em luvas negras colocam uma bomba em seu Jaguar. Após o funeral, os pensamentos de John são invadidos pelo aparecimento de uma atraente loira estranha chamada Christine (Christiane Krüger) que invade sua casa, chuveiro e cama, atraindo-o para uma teia de mistério e engano envolvendo uma festa de LSD no Soho, chantagem e um filme pornô lésbico apresentando uma mulher de véu que pode ou não ser a falecida Helen…”


La Noche De Los Asesinos AKA Night of The Skull (1974)
“Um intrigante mistério assombra os residentes de um castelo da Louisiana que estão sendo mortos por um assassino mascarado. Quando os herdeiros chegam para a leitura do testamento de Lorde Archibald Marian (Ángel Menéndez), sua esposa Lady Cecilia (Maribel Hidalgo) é amarrada à beira de um penhasco e afogada pela maré. Mais assassinatos se seguem e, enquanto o inspetor Bore (Vicente Roca) investiga, ele descobre alguns segredos obscuros do passado da família.”


Il Castello Dalle Porte Di Fuoco AKA Scream of the Demon Lover (1970)
“Ivanna (Erna Schürer), uma jovem bióloga, viaja até a ilha remota do Barão Janos Dalmar (Carlos Quiney) em busca de trabalho. Ela se sente atraída por ele, então se dedica totalmente para satisfazer seus desejos luxuosos. Quando uma onda de assassinatos começa a assolar a ilha, ela então desconfia que o Barão não é o que aparenta ser. Com o passar do tempo, o barão se transforma num monstro e ela se torna escrava de seus prazeres pecaminosos.”


La Jena di Londra AKA The Hyena of London (1964)
“Martin Bauer, o serial killer conhecido como “Hiena” é finalmente capturado e condenado à forca. No entanto, seu corpo desaparece antes que possa ser enterrado e, logo depois, cadáveres começam a aparecer em uma pequena vila. Será mesmo o defunto responsável pelas mortes?”


La Settima Tomba AKA The Seventh Grave (1965)
“Fantasmas e cadáveres infestam uma pequena aldeia do século XIX. Suas almas buscam apenas vingança!”


Qualcosa Striscia nel Buio AKA Something Is Crawling in the Dark (1971)
“Em uma noite escura e monótona, o casal em crise Donald (Giacomo Rossi Stuart) e Sylvia Forrest (Lucia Bosè) está a caminho da festa de uma amiga e começam uma discussão dentro do carro. De repente, são ultrapassados por um carro da polícia que está perseguindo o assassino conhecido como Spike (Farley Granger). Também entram em cena o Dr. Williams (Stelvio Rosi) e sua enfermeira, Susan West (Mia Genberg), correndo desesperadamente para atender um paciente moribundo. Mas todos esses eventos são interrompidos quando uma ponte local desaba durante uma enxurrada. Buscando abrigo, o grupo se reúne em uma velha mansão assustadora, onde habita o infame ocultista e degenerado sexual Joe (Gianni Medici). Quando uma sessão espírita é organizada para afastar o tédio dos ocupantes da casa, isso desencadeia uma série de eventos muito estranhos que colocam nossos viajantes em situações bizarras que eles nunca imaginaram.”


La Notte Dei Dannati AKA Night of the Damned (1971)
“Jean Duprey (Pierre Brice) e sua esposa Danielle (Patrizia Viotti) são jornalistas famosos com um interesse especial em mistérios não resolvidos. Um dia, eles recebem um pedido de ajuda de um velho amigo de Jean, Guillaume de Saint Lambert (Mario Carra), que está prestes a morrer por uma doença desconhecida. Ele vive em um castelo antigo com sua esposa Rita (Angela De Leo) e seus criados. Logo Duprey descobre que a esposa de seu amigo é uma bruxa (originalmente queimada no século XVIII) e que Guillaume está sob sua influência perversa. Ela pratica a arte da magia negra e, fazendo morrer lentamente todos os membros da família Saint Lambert, ela ganha beleza eterna. Quando Duprey destrói o caixão de mármore que contém as cinzas da bruxa, ela mostra seu aspecto real antes de morrer. Conseguirão eles livrar a família Saint Lambert dessa maldição e desvendar mais esse mistério?”


Nelle pieghe della carne AKA In the Folds of the Flesh (1970)
“A governanta Lucille (Eleonora Rossi Drago) e Falesse (Pier Angeli), filha do falecido senhorio, são duas mulheres atormentadas que, junto de Colin (Emilio Gutiérrez Caba), um rapaz de comportamento igualmente estranho, vivem em uma mansão onde os três estão tecendo uma teia perigosa de sedução e morte. Qualquer indivíduo que entre nessas paredes não sai vivo. São pessoas que nem sabem de onde vêm, e o que é pior, não sabem para onde vão. Todo o cenário muda quando Pascal (Fernando Sancho), um prisioneiro perigoso, surge na propriedade fazendo chantagens e ameaças. Qual segredo esconde esses três e que Pascal pode colocar em risco?


Una Vela para El Diablo AKA A Candle for the Devil (1973)
“Duas irmãs, Marta (Aurora Bautista) e Verônica (Esperanza Roy), administram uma pensão em uma cidade turística da Andaluzia. Marta tem uma moral puritana com jovens estrangeiras que mostram seus corpos de forma indecente. Ao discutir com uma das hóspedes por ela estar tomando banho de sol de biquíni no terraço, acidentalmente ela cai da escada e morre, o que Marta considera um castigo divino. Ambas decidem esconder o que fizeram e dão fim ao corpo. No dia seguinte, Laura (Judy Geeson) chega procurando por sua irmã May (Loreta Tovar), que havia combinado de se encontrar com ela ali, e dá início a um longo caminho até descobrir fatalmente o que as duas irmãs fizeram com sua irmã e mais duas outras garotas estrangeiras que se hospedaram naquela sinistra pensão.
Filme de terror com toques de giallo, que Eugenio Martín fez depois do sucesso de “Expresso do Terror” (1972) em que se destaca a magnífica interpretação de Aurora Bautista e o jogo expositivo da dupla moral cristã da época.”


Malocchio AKA Evil Eye (1975)
“Peter Crane (Jorge Rivero), um jovem playboy que herdou uma grande fortuna de seu pai tragicamente morto, mora perto de Roma, colecionando conquistas femininas às custas de sua namorada Targa (Pia Giancaro). Depois de uma noite marcada por pesadelos assustadores, ele se sente atraído a assassinar a francesa Yvonne (Lone Fleming), viúva de um empresário recém chegada a Roma. Nos dias seguintes outras pessoas acabam da mesma forma. Enquanto o tenente Ranieri (Anthony Steffen), da divisão de homicídios, começa a investigar em vão e sofre por sua vez com os efeitos mágicos, o próprio Peter confia no Dr. Stone (Richard Conte), um velho amigo da família, e na Dra. Turner (Pilar Velázquez) que cuida dele até que ele se torne seu amante. Entre os desaparecidos estão Robert Clifford (Luis La Torre), companheiro de aventuras de Crane e assassino do próprio pai, bem como o mordomo Walter (Eduardo Fajardo) e sua esposa (Terele Pávez). Obviamente, todos os assassinados têm em comum o fato de estarem ligados de alguma forma com Crane. Qual a relação de Peter com todos esses assassinatos?”


La Lama Nel Corpo AKA The Murder Clinic (1966)
“Pessoas são encontradas assassinadas em uma clínica psiquiátrica isolada e uma figura encapuzada é vista à espreita pelos corredores. O Dr. Robert Vance (William Berger), diretor do hospital, não quer enfrentar uma investigação policial devido ao seu passado obscuro e por conta de seus questionáveis experimentos em andamento. Enquanto o Dr. Vance está ocupado fazendo suas experiências com enxertos de pele de animais, sua esposa Lisabeth (Mary Young) está preocupada desde que Gisèle de Brantome (Françoise Prévost), uma bela convidada, chegou junto com Robert e sua estadia ameaça comprometer tudo. No meio de tudo isso, estranhas batidas vindas de um andar superior da casa, onde é proibido o acesso, são ouvidas por todos e não é permitido questionar sobre isso. Quais segredos guardam o Dr. Vance e sua esposa Lizabeth?”


Contronatura AKA Schreie in der Nacht (1969)
O astuto negociante Archibald Barrett (Giuliano Raffaelli) dirige-se a Brighton, Inglaterra, para entregar ao seu advogado alguns documentos importantes que o tornarão o proprietário definitivo da propriedade de seu falecido primo Richard Wright (Marco Morelli). Seu contador, Ben Taylor (Joachim Fuchsberger), sua esposa Vivian (Marianne Koch) e o administrador Alfred (Claudio Camaso), junto com sua parceira Margaret (Dominique Boschero), também vão com ele.
No caminho, já tarde da noite depois de deixarem o cassino, chove sem parar e o carro fica atolado na lama. Não muito longe, há um chalé de caça isolado onde os cinco encontram abrigo graças à hospitalidade do proprietário Uriah (Luciano Pigozzi), que interrompe uma sessão espiritual que ele conduzia junto com sua mãe que continua em seu transe. Para eles, será o início de um terrível pesadelo.
Livremente baseado no conto “Eppure battono alla porta”, de Dino Buzzati, publicado na coletânea de contos “La Boutique del Mistero” (1968), o filme é dirigido por Antonio Margheriti sob o pseudônimo “Anthony M. Dawson”.


Libido (1965)
“Filme da fase inicial dos gialli na Itália, Libido (1965) é uma mistura de ideias psicanalíticas não muito bem aproveitadas pelo roteiro, com ganchos dramáticos inspirados em As Diabólicas (1955) e O Poço e o Pêndulo (1961). Dirigido por Ernesto Gastaldi e Vittorio Salerno, o filme, que foi rodado em 18 dias, conta a história de Christian (Giancarlo Giannini), que retorna à casa onde viveu sua infância e onde sofreu o trauma que o marcou pela vida toda: o flagra do pai que acabara de matar uma de suas amantes em um quarto cercado por espelhos.”

Outras playlists que merecem uma olhada: “Gótico Italiano”, “Barbara Steele”, “Walter Brandi”, “Massimo Pupillo”, “Riccardo Freda” e “Rosalba Neri”.

AVISO: Como todo canal de filmes no Youtube, Operazione Paura está hoje lá lotado de filmes e amanhã pode ser derrubado por infrações de copyright. Então, recomendo correr e maratonar o que for possível! Clique aqui e boa diversão!

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Simpático de corpo™ Vimeo: https://vimeo.com/jotabosco/ Youtube: https://www.youtube.com/user/sonicbosco/videos

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DICA DA SEMANA: Aterrorizante (2016)

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Até que enfim, trago um slasher para a dica da semana. Ultimamente, imagens de um palhaço sinistro tem rodado as redes sociais e despertado o interesse de quem é fã de terror. Estas cenas são do recém lançado ATERRORIZANTE 2 (Terrifier 2, 2022). Mas a dica não é deste, mas sim do seu antecessor: ATERRORIZANTE (Terrifier, 2016), longa de seis anos atrás.

Escrito e dirigido por Damien Leone, ATERRORIZANTE é um slasher brutal no qual acompanhamos um palhaço cabuloso que toca o terror numa noite de Halloween matando qualquer um que cruza seu caminho. O filme tem um roteiro que não se propõe à profundidade e é cheio de situações que forçam a barra pra trama andar, mas compensa pela boa direção.

Bem filmado e fotografado, ATERRORIZANTE tem uma violência extremamente gráfica. É daquela dói de ver! Os efeitos práticos são criativos, funcionam muito bem dentro da proposta e provavelmente vai te fazer desviar o olhar da tela em alguns momentos. A fotografia é bem estilosa e com cores vivas, trazendo um clima mais surreal pra toda trasheira apresentada.

Assim como Myers, Jason e muitos outros em suas respectivas franquias, o palhaço Art é a força que move o filme. Sem dizer nada, David Howard Thornton manda muito bem nas expressões faciais e corporais, nos conferindo um psicopata sádico, debochado e imprevisível, pois quando se acha que ele vai aloprar, ele, não só dobra a aposta, mas subverte qualquer “regra” de assassino em série do gênero que se espera.

É curioso que Art não surge neste “primeiro” filme, mas sim em um curta homônimo de 2011 e em um longa de 2013 chamado ALL HALLOW’S EVE (2013), sendo todos do mesmo diretor/roteirista.

Em suma, é um filme chocante e sem escrúpulos que é recomendável pra quem curte uma bagaceira com muito sangue. Se você é esta pessoa doente, vai fundo que este slasher vai te divertir. ATERRORIZANTE se encontra no catálogo da Amazon Prime Video.

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DICA DA SEMANA: Night Train to Terror (1985)

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Night Train to Terror

Vez por outra a gente comenta ou recomenda antologias. De antologias antigas, boa parte vem da década de 1970. Mas desta vez estou aqui para citar “Night Train to Terror“, uma obra que vem dos loucos Anos 80 com um certo grau de ousadia, gore e transgressão.

Disponível no catálogo do Mubi, “Night Train to Terror” traz simplesmente como anfitriões ninguém menos do que Deus e o Diabo jogando xadrez num vagão de trem que passeia pelo espaço rumo à destruição total. Durante a jornada, ambos se questionam sobre a natureza humana e o livre arbítrio que faz com que umas pessoas façam coisas inimagináveis. E é aí onde entram os casos que viram sequências desta antologia.

De antemão, digo que o primeiro (“The Case of Harry Billings“) é o mais problemático. Por ter sido derivado de um outro filme não concluído, as cenas foram editadas de forma a caber nessa obra de uma maneira meio apressada. É uma clássica trama de cientistas loucos onde Harry Billings vira um homem em transe que se submete às ordens de um médico que quer obter mais “pacientes” e órgãos de forma ilegal para comercializar. Ok, tem um fiapo de história, mas podia ter sido melhor.

Já no segundo segmento (“The Case of Gretta Connors“), vemos um caso de traição e vingança. O que seria uma clássica história de amor à primeira vista, logo se torna um caso de psicopatia e ambição em que a jovem Gretta Connors se torna atriz pornô ao se envolver com um empresário de meia idade. Não bastasse essa reviravolta na carreira da mulher, ela entra na mira de outro sujeito que se apaixona por ela ao ver sua performance adulta. Mas aí, os planos do marido traído serão bem mais ardilosos quando ela convida o casal para participar de um clube, que não é de swing, mas de um culto à morte. Veja só a doideira!

Por fim, “The Case of Claire Hansen” é o que aparenta ter um roteiro mais intrincado, mas que sofre um pouco por efeitos especiais que ficam no limite entre a criatividade e a precariedade. Desta vez, temos uma cirurgiã renomada que começa a ter pesadelos sobre demônios e nazistas. Em paralelo, seu marido que é um escritor ganhador do Prêmio Nobel, começa a divulgar um novo livro com temática bastante polêmica para pessoas religiosas. Em meio a alucinações, acontecimentos estranhos e mortes esquisitas que os protagonistas testemunham, existe ainda um misterioso homem que se revela ser um servo de Satã operando maldades há séculos.

E entre uma história e outra, Deus e o Diabo voltam à cena para comentar o ocorrido e questionar o destino da humanidade enquanto em outro vagão uma turma bota pra quebrar com sexo, drogas e rock’n’roll. Gratuito? Exagerado? Violento? Claro, mas “Night Train to Terror” é meio que uma síntese dos Anos 80.

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DICA DA SEMANA: Saint Maud (2019)

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Eu me perguntei um dia desses: o que foi que aconteceu para a gente nunca ter falado de Saint Maud aqui no Toca o Terror? Provavelmente o motivo foi a bagunça que é para filmes mais alternativos serem lançados oficialmente no Brasil. Falamos em algum programa na rádio, mas texto não rolou. Bom, esse erro será corrigido hoje, graças à sua, à minha, à nossa Dica da Semana.

Em uma cidade litorânea do norte da Inglaterra, a enfermeira Maud (Morfydd Clark) é designada como cuidadora da ex-bailarina e coreógrafa Amanda (Jennifer Ehle), que vive sozinha e enfrenta um linfoma na medula em fase terminal. Essa relação desencadeia uma série de atritos, pois, enquanto a jovem é extremamente católica, a paciente adora os prazeres mundanos.

Com um trauma em seu passado recente, Maud encara o emprego na casa de Amanda como uma missão divina: salvar a alma daquela mulher depravada à beira da morte e mandá-la para o céu. É aí, claro, que as coisas começam a se complicar. Produzido pela A24, o filme é o primeiro longa da carreira da diretora Rose Glass e é uma alegoria magnífica sobre fanatismo religioso, mas paremos por aqui. Saint Maud é curto, só tem 1h20, então falar mais é certeza de spoiler.

Para finalizar, vale destacar o desempenho de Morfydd Clark. Hoje mundialmente conhecida pelo papel da elfa Galadriel, na Série d’O Senhor dos Anéis, a atriz sueca dá show como a enfermeira confusa que tenta interpretar sinais divinos em tudo que vê. O filme está disponível nos streamings Prime Video e Apple TV. Se você tem TV por assinatura, ele entrou recentemente na programação do canal Space e, vira e mexe, passa por lá. Com o perdão do trocadilho, vá na fé.

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