conecte-se conosco

Dicas

DICA DA SEMANA – Operazione Paura, o canal

Publicados

em

Operazione Paura, o canal

Quem me conhece sabe que meu subgênero preferido no horror é o Giallo. Graças a um comentário do querido amigo Paulo Blob em uma postagem conheci um canal no YouTube especializado nisso (e ainda tem mais coisa, vale salientar). Seu nome é “Operazione Paura“, retirado do clássico de Mario Bava, e será minha DICA DA SEMANA.

Dentre as várias playlists do canal temos, claro, uma chamada “Giallo” e nela tem atualmente 13 filmes! Uma maratona pra Sergio Martino nenhum botar defeito! Vamos dar uma breve olhada no acervo disponível?


A Dupla Face no Escuro AKA A Doppia Faccia (1969)
“Pouco depois de o rico industrial John Alexander (Klaus Kinski) descobrir que sua esposa Helen (Margaret Lee) leva uma vida dupla com sua amante Liz (Annabella Incontrera), ela é morta quando mãos em luvas negras colocam uma bomba em seu Jaguar. Após o funeral, os pensamentos de John são invadidos pelo aparecimento de uma atraente loira estranha chamada Christine (Christiane Krüger) que invade sua casa, chuveiro e cama, atraindo-o para uma teia de mistério e engano envolvendo uma festa de LSD no Soho, chantagem e um filme pornô lésbico apresentando uma mulher de véu que pode ou não ser a falecida Helen…”


La Noche De Los Asesinos AKA Night of The Skull (1974)
“Um intrigante mistério assombra os residentes de um castelo da Louisiana que estão sendo mortos por um assassino mascarado. Quando os herdeiros chegam para a leitura do testamento de Lorde Archibald Marian (Ángel Menéndez), sua esposa Lady Cecilia (Maribel Hidalgo) é amarrada à beira de um penhasco e afogada pela maré. Mais assassinatos se seguem e, enquanto o inspetor Bore (Vicente Roca) investiga, ele descobre alguns segredos obscuros do passado da família.”


Il Castello Dalle Porte Di Fuoco AKA Scream of the Demon Lover (1970)
“Ivanna (Erna Schürer), uma jovem bióloga, viaja até a ilha remota do Barão Janos Dalmar (Carlos Quiney) em busca de trabalho. Ela se sente atraída por ele, então se dedica totalmente para satisfazer seus desejos luxuosos. Quando uma onda de assassinatos começa a assolar a ilha, ela então desconfia que o Barão não é o que aparenta ser. Com o passar do tempo, o barão se transforma num monstro e ela se torna escrava de seus prazeres pecaminosos.”


La Jena di Londra AKA The Hyena of London (1964)
“Martin Bauer, o serial killer conhecido como “Hiena” é finalmente capturado e condenado à forca. No entanto, seu corpo desaparece antes que possa ser enterrado e, logo depois, cadáveres começam a aparecer em uma pequena vila. Será mesmo o defunto responsável pelas mortes?”


La Settima Tomba AKA The Seventh Grave (1965)
“Fantasmas e cadáveres infestam uma pequena aldeia do século XIX. Suas almas buscam apenas vingança!”


Qualcosa Striscia nel Buio AKA Something Is Crawling in the Dark (1971)
“Em uma noite escura e monótona, o casal em crise Donald (Giacomo Rossi Stuart) e Sylvia Forrest (Lucia Bosè) está a caminho da festa de uma amiga e começam uma discussão dentro do carro. De repente, são ultrapassados por um carro da polícia que está perseguindo o assassino conhecido como Spike (Farley Granger). Também entram em cena o Dr. Williams (Stelvio Rosi) e sua enfermeira, Susan West (Mia Genberg), correndo desesperadamente para atender um paciente moribundo. Mas todos esses eventos são interrompidos quando uma ponte local desaba durante uma enxurrada. Buscando abrigo, o grupo se reúne em uma velha mansão assustadora, onde habita o infame ocultista e degenerado sexual Joe (Gianni Medici). Quando uma sessão espírita é organizada para afastar o tédio dos ocupantes da casa, isso desencadeia uma série de eventos muito estranhos que colocam nossos viajantes em situações bizarras que eles nunca imaginaram.”


La Notte Dei Dannati AKA Night of the Damned (1971)
“Jean Duprey (Pierre Brice) e sua esposa Danielle (Patrizia Viotti) são jornalistas famosos com um interesse especial em mistérios não resolvidos. Um dia, eles recebem um pedido de ajuda de um velho amigo de Jean, Guillaume de Saint Lambert (Mario Carra), que está prestes a morrer por uma doença desconhecida. Ele vive em um castelo antigo com sua esposa Rita (Angela De Leo) e seus criados. Logo Duprey descobre que a esposa de seu amigo é uma bruxa (originalmente queimada no século XVIII) e que Guillaume está sob sua influência perversa. Ela pratica a arte da magia negra e, fazendo morrer lentamente todos os membros da família Saint Lambert, ela ganha beleza eterna. Quando Duprey destrói o caixão de mármore que contém as cinzas da bruxa, ela mostra seu aspecto real antes de morrer. Conseguirão eles livrar a família Saint Lambert dessa maldição e desvendar mais esse mistério?”


Nelle pieghe della carne AKA In the Folds of the Flesh (1970)
“A governanta Lucille (Eleonora Rossi Drago) e Falesse (Pier Angeli), filha do falecido senhorio, são duas mulheres atormentadas que, junto de Colin (Emilio Gutiérrez Caba), um rapaz de comportamento igualmente estranho, vivem em uma mansão onde os três estão tecendo uma teia perigosa de sedução e morte. Qualquer indivíduo que entre nessas paredes não sai vivo. São pessoas que nem sabem de onde vêm, e o que é pior, não sabem para onde vão. Todo o cenário muda quando Pascal (Fernando Sancho), um prisioneiro perigoso, surge na propriedade fazendo chantagens e ameaças. Qual segredo esconde esses três e que Pascal pode colocar em risco?


Una Vela para El Diablo AKA A Candle for the Devil (1973)
“Duas irmãs, Marta (Aurora Bautista) e Verônica (Esperanza Roy), administram uma pensão em uma cidade turística da Andaluzia. Marta tem uma moral puritana com jovens estrangeiras que mostram seus corpos de forma indecente. Ao discutir com uma das hóspedes por ela estar tomando banho de sol de biquíni no terraço, acidentalmente ela cai da escada e morre, o que Marta considera um castigo divino. Ambas decidem esconder o que fizeram e dão fim ao corpo. No dia seguinte, Laura (Judy Geeson) chega procurando por sua irmã May (Loreta Tovar), que havia combinado de se encontrar com ela ali, e dá início a um longo caminho até descobrir fatalmente o que as duas irmãs fizeram com sua irmã e mais duas outras garotas estrangeiras que se hospedaram naquela sinistra pensão.
Filme de terror com toques de giallo, que Eugenio Martín fez depois do sucesso de “Expresso do Terror” (1972) em que se destaca a magnífica interpretação de Aurora Bautista e o jogo expositivo da dupla moral cristã da época.”


Malocchio AKA Evil Eye (1975)
“Peter Crane (Jorge Rivero), um jovem playboy que herdou uma grande fortuna de seu pai tragicamente morto, mora perto de Roma, colecionando conquistas femininas às custas de sua namorada Targa (Pia Giancaro). Depois de uma noite marcada por pesadelos assustadores, ele se sente atraído a assassinar a francesa Yvonne (Lone Fleming), viúva de um empresário recém chegada a Roma. Nos dias seguintes outras pessoas acabam da mesma forma. Enquanto o tenente Ranieri (Anthony Steffen), da divisão de homicídios, começa a investigar em vão e sofre por sua vez com os efeitos mágicos, o próprio Peter confia no Dr. Stone (Richard Conte), um velho amigo da família, e na Dra. Turner (Pilar Velázquez) que cuida dele até que ele se torne seu amante. Entre os desaparecidos estão Robert Clifford (Luis La Torre), companheiro de aventuras de Crane e assassino do próprio pai, bem como o mordomo Walter (Eduardo Fajardo) e sua esposa (Terele Pávez). Obviamente, todos os assassinados têm em comum o fato de estarem ligados de alguma forma com Crane. Qual a relação de Peter com todos esses assassinatos?”


La Lama Nel Corpo AKA The Murder Clinic (1966)
“Pessoas são encontradas assassinadas em uma clínica psiquiátrica isolada e uma figura encapuzada é vista à espreita pelos corredores. O Dr. Robert Vance (William Berger), diretor do hospital, não quer enfrentar uma investigação policial devido ao seu passado obscuro e por conta de seus questionáveis experimentos em andamento. Enquanto o Dr. Vance está ocupado fazendo suas experiências com enxertos de pele de animais, sua esposa Lisabeth (Mary Young) está preocupada desde que Gisèle de Brantome (Françoise Prévost), uma bela convidada, chegou junto com Robert e sua estadia ameaça comprometer tudo. No meio de tudo isso, estranhas batidas vindas de um andar superior da casa, onde é proibido o acesso, são ouvidas por todos e não é permitido questionar sobre isso. Quais segredos guardam o Dr. Vance e sua esposa Lizabeth?”


Contronatura AKA Schreie in der Nacht (1969)
O astuto negociante Archibald Barrett (Giuliano Raffaelli) dirige-se a Brighton, Inglaterra, para entregar ao seu advogado alguns documentos importantes que o tornarão o proprietário definitivo da propriedade de seu falecido primo Richard Wright (Marco Morelli). Seu contador, Ben Taylor (Joachim Fuchsberger), sua esposa Vivian (Marianne Koch) e o administrador Alfred (Claudio Camaso), junto com sua parceira Margaret (Dominique Boschero), também vão com ele.
No caminho, já tarde da noite depois de deixarem o cassino, chove sem parar e o carro fica atolado na lama. Não muito longe, há um chalé de caça isolado onde os cinco encontram abrigo graças à hospitalidade do proprietário Uriah (Luciano Pigozzi), que interrompe uma sessão espiritual que ele conduzia junto com sua mãe que continua em seu transe. Para eles, será o início de um terrível pesadelo.
Livremente baseado no conto “Eppure battono alla porta”, de Dino Buzzati, publicado na coletânea de contos “La Boutique del Mistero” (1968), o filme é dirigido por Antonio Margheriti sob o pseudônimo “Anthony M. Dawson”.


Libido (1965)
“Filme da fase inicial dos gialli na Itália, Libido (1965) é uma mistura de ideias psicanalíticas não muito bem aproveitadas pelo roteiro, com ganchos dramáticos inspirados em As Diabólicas (1955) e O Poço e o Pêndulo (1961). Dirigido por Ernesto Gastaldi e Vittorio Salerno, o filme, que foi rodado em 18 dias, conta a história de Christian (Giancarlo Giannini), que retorna à casa onde viveu sua infância e onde sofreu o trauma que o marcou pela vida toda: o flagra do pai que acabara de matar uma de suas amantes em um quarto cercado por espelhos.”

Outras playlists que merecem uma olhada: “Gótico Italiano”, “Barbara Steele”, “Walter Brandi”, “Massimo Pupillo”, “Riccardo Freda” e “Rosalba Neri”.

AVISO: Como todo canal de filmes no Youtube, Operazione Paura está hoje lá lotado de filmes e amanhã pode ser derrubado por infrações de copyright. Então, recomendo correr e maratonar o que for possível! Clique aqui e boa diversão!

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Simpático de corpo™ Vimeo: https://vimeo.com/jotabosco/ Youtube: https://www.youtube.com/user/sonicbosco/videos

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

DICA DA SEMANA: O Abominável Dr. Phibes (1971)

Publicados

em

Dr. Phibes

Quem acompanhou as sessões da CPI da Covid ficou sabendo do escândalo envolvendo a empresa Prevent Senior. Várias matérias foram feitas sobre a operadora de planos de saúde, inclusive sobre o fato de seus proprietários serem membros de bandas de rock.

Uma delas leva o nome Doctor Pheabes, e as reportagens sensacionalistas mostravam que ela era “inspirada em um filme de terror sobre um médico sádico”, fazendo um contraponto com o fato de os caras serem profissionais de saúde. Porra, foda-se a Prevent Senior e deixem O Abominável Dr. Phibes em paz!

O filme dirigido por Robert Fuest e estrelado pelo nosso querido Vincent Price é uma pérola do horror. “Love means never having to say you are ugly“, diz o pôster do filme. Sensacional.

Vamos à sinopse: Dr. Anton Phibes vive recluso, amargurado e com ódio no coração. Primeiro ele ficou desfigurado, após um acidente de carro. Como se isso não bastasse, nosso malvado favorito perdeu a mulher, que morreu durante uma operação. Quanto a isso, Phibes culpa a equipe médica e monta uma vingança contra eles. O plano é uma maravilha. Ele pretende matar um por um dos responsáveis, usando armadilhas e inspiradas nas dez pragas do Egito (!!!).

Vincent Price dá um show nesse filme. Seu personagem, por conta do acidente, perdeu as cordas vocais e fala através de um gramofone plugado na garganta. Assim, o que vemos na tela é um Price fazendo caras e bocas o tempo todo para se expressar. E isso ele faz como ninguém.

Nosso ídolo ainda toca um órgão bizarro, que é uma clara referência ao Fantasma da Ópera, e nos brinda com cenas toscas de dança com sua assistente gata e malvada, Vulnavia (Virginia North). O Abominável Dr. Phibes é Vincent Price em estado bruto. Nenhum fã do cinema pode ficar sem assistir essa pérola. No YouTube tem como assistir a versões legendada e dublada em português.

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: Mortos que Matam (1964)

Publicados

em

Mortos que Matam

[Por Geraldo de Fraga]

Muito antes de Francis Lawrence dirigir a mega produção Eu Sou a Lenda, com Will Smith e Alice Braga, o livro de Richard Matheson já tinha sido adaptado para o cinema em duas oportunidades. Mortos que Matam (The Last Man on Earth) foi a primeira, lá em 1964, em uma parceria entre Estados Unidos e Itália. Inclusive o longa foi rodado em Roma. (mais…)

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993)

Publicados

em

A Volta dos Mortos-Vivos 3

Vamos falar de continuações, de novo! O filme da vez é “A Volta dos Mortos-Vivos 3” (Return of the Living Dead 3), um dos principais filmes do cânone de zumbis pós-George Romero.

Não é preciso explicar que o primeiro longa desta franquia, dirigido por Dan O’Bannon é super divertido e cravou no universo pop a expressão “Braaains!” ao se referir aos seres bizarros semi-mortos que atacam humanos. Também não é preciso ir muito longe para falar que o segundo é praticamente uma cópia do anterior sem muita criatividade.

Mas o que faz com que a obra de Brian Yuzna se destaque em uma franquia que dava sinais de desgaste, é que ele acabou juntando dois filmes em um. No caso, pegou as referências do LivingDeadVerso e juntou com o que fez com a “Noiva do Re-Animator” anteriormente.

E se você nunca viu, o lance é o seguinte… um casal de jovens tipicamente fora da linha, daqueles que usam casaco de couro, possuem amigos “da pesada” e andam de moto, resolve entrar clandestinamente em uma base militar. Como o boyzinho é filho de um coronel de alta patente, ele consegue acesso à base com o crachá do pai e inadvertidamente vê com sua namorada um experimento ultra-secreto.

Basta saber que aquele gás chamado de Trioxin que reanima os mortos no primeiro filme da franquia é o mesmo que os milicos estão usando para testar em cadáveres como cobaias. O problema é que uma vez morto, mesmo que “reviva”, o ser decomposto só quer saber de atacar e devorar os vivos. E não tem bala, faca, murro ou qualquer tentativa de golpe que os detenha.

Nisso aí, o casal Curt (J. Trevor Edmond) e Julie (Melinda Clarke) com medo do que presenciaram, resolvem fugir às pressas. No entanto, a adrenalina e a emoção da fuga foi tão grande que perderam o controle na estrada ao desviar de um caminhão e Julie acabou morrendo ao se chocar com um poste.

A história dos dois pombinhos poderia ter acabado aí, se não fosse a “brilhante” ideia do namorado que acha que podia resolver o problema ao levar a noiva cadáver para a base militar e usar o Trioxin “do jeito certo”. Neste caso, apesar dos atropelos, a missão foi “bem sucedida”, mas reacordou a mulher desorientada e com muita “fome”. O efeito colateral é que ao abrir o tambor de Trioxin, eles ajudaram a despertar outros monstrengos. Daí em diante é fácil entender o que se sucede, considerando que este é uma obra de terror.

Sendo que o mais legal em “A Volta dos Mortos-Vivos 3” é a transformação gradual de Julie, que era apenas uma jovem rebelde em uma zumbi sedutora e masoquista que se auto-mutila com caco de vidro, agulhas, pregos e o que mais tiver, convertendo-se num ícone do cinema de horror. E nesta saga inevitável rumo a um desfecho trágico, esta versão from hell de “Romeu & Julieta” segue sendo interessante pra ver e rever trinta anos depois.

O resultado é um bizarra história de amor e zumbis que funciona tanto pelo lado do horror, quanto do romance ou da comédia. Depende de como estiver seu clima no dia. E se você nunca viu (2), aproveite as facilidades da Internet para assistir a “A Volta dos Mortos-Vivos 3” no catálogo do Plex ou da Darkflix.

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Trending