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BALANÇO: O melhor e o pior de 2016 (até agora)
Chegamos à metade do ano e já podemos fazer um rápido balanço do que tivemos de melhor e pior no horror em 2016. No geral tivemos mais filmes ruins do que bons. Por sorte, alguns dos melhores também foram lançados nos cinemas brasileiros.
Em nossas avaliações, até agora as melhores surpresas foram:
A BRUXA
Direção: Robert Eggers, EUA
Há vários discursos, possibilidades e detalhes dentro da obra. A Bruxa deve ser debatido durante um bom tempo. Por isso, veja e reveja. Vale muito a pena.
Confira a resenha completa aqui.
DEMON
Direção: Marcin Wrona, Polônia
Demon é uma boa alegoria com elementos de terror, mas longe de ser uma obra assustadora sobre possessão demoníaca. Porém, não deixa de ser belo exercício de cinema fantástico.
Confira a resenha completa aqui.
RUA CLOVERFIELD 10
Direção: Dan Trachtenberg, EUA
Este clima de tensão crescente que culmina em briga, sangue e mortes confere vários pontos positivos ao filme apesar de ser em sua essência um produto da grande indústria hollywoodiana que não abre mão de uma trilha sonora intermitente e de finais explicadinhos.
Confira a resenha completa aqui.
E as maiores decepções:
BITE
Direção: Chad Archibald, Canadá
Bite não consegue sair da chatice inicial. O que era pra ser crescente, permanece na mesma e nem melhora quando os elementos de gore começam a tomar conta da trama.
Confira a resenha completa aqui.
INVOCAÇÃO DO MAL 2
Direção: James Wan, EUA
Não se justifica uma série de excessos, edições equivocadas e uma trilha sonora que, PELOAMORDEDEUS, ou é óbvia ou encaixa músicas boas em momentos inapropriados.
Confira a resenha completa aqui.
FLORESTA MALDITA
Direção: Jason Zada, EUA
Ao invés de criar uma clima de tensão, a direção de Zada prefere seguir o caminho dos sustos fáceis, os famosos jumpscares. O roteiro também não colabora.
Confira a resenha completa aqui.
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DICA DA SEMANA: A Volta dos Mortos-Vivos 3 (1993)
Vamos falar de continuações, de novo! O filme da vez é “A Volta dos Mortos-Vivos 3” (Return of the Living Dead 3), um dos principais filmes do cânone de zumbis pós-George Romero.
Não é preciso explicar que o primeiro longa desta franquia, dirigido por Dan O’Bannon é super divertido e cravou no universo pop a expressão “Braaains!” ao se referir aos seres bizarros semi-mortos que atacam humanos. Também não é preciso ir muito longe para falar que o segundo é praticamente uma cópia do anterior sem muita criatividade.
Mas o que faz com que a obra de Brian Yuzna se destaque em uma franquia que dava sinais de desgaste, é que ele acabou juntando dois filmes em um. No caso, pegou as referências do LivingDeadVerso e juntou com o que fez com a “Noiva do Re-Animator” anteriormente.
E se você nunca viu, o lance é o seguinte… um casal de jovens tipicamente fora da linha, daqueles que usam casaco de couro, possuem amigos “da pesada” e andam de moto, resolve entrar clandestinamente em uma base militar. Como o boyzinho é filho de um coronel de alta patente, ele consegue acesso à base com o crachá do pai e inadvertidamente vê com sua namorada um experimento ultra-secreto.
Basta saber que aquele gás chamado de Trioxin que reanima os mortos no primeiro filme da franquia é o mesmo que os milicos estão usando para testar em cadáveres como cobaias. O problema é que uma vez morto, mesmo que “reviva”, o ser decomposto só quer saber de atacar e devorar os vivos. E não tem bala, faca, murro ou qualquer tentativa de golpe que os detenha.
Nisso aí, o casal Curt (J. Trevor Edmond) e Julie (Melinda Clarke) com medo do que presenciaram, resolvem fugir às pressas. No entanto, a adrenalina e a emoção da fuga foi tão grande que perderam o controle na estrada ao desviar de um caminhão e Julie acabou morrendo ao se chocar com um poste.
A história dos dois pombinhos poderia ter acabado aí, se não fosse a “brilhante” ideia do namorado que acha que podia resolver o problema ao levar a noiva cadáver para a base militar e usar o Trioxin “do jeito certo”. Neste caso, apesar dos atropelos, a missão foi “bem sucedida”, mas reacordou a mulher desorientada e com muita “fome”. O efeito colateral é que ao abrir o tambor de Trioxin, eles ajudaram a despertar outros monstrengos. Daí em diante é fácil entender o que se sucede, considerando que este é uma obra de terror.
Sendo que o mais legal em “A Volta dos Mortos-Vivos 3” é a transformação gradual de Julie, que era apenas uma jovem rebelde em uma zumbi sedutora e masoquista que se auto-mutila com caco de vidro, agulhas, pregos e o que mais tiver, convertendo-se num ícone do cinema de horror. E nesta saga inevitável rumo a um desfecho trágico, esta versão from hell de “Romeu & Julieta” segue sendo interessante pra ver e rever trinta anos depois.
O resultado é um bizarra história de amor e zumbis que funciona tanto pelo lado do horror, quanto do romance ou da comédia. Depende de como estiver seu clima no dia. E se você nunca viu (2), aproveite as facilidades da Internet para assistir a “A Volta dos Mortos-Vivos 3” no catálogo do Plex ou da Darkflix.
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DICA DA SEMANA: Criatura da Noite (1982)
Mais uma Dica da Semana do sommelier de obscuridades e filmes B que vos fala, ou seja, mais uma pérola indicada para pessoas de gosto esquisito. Desta vez, vamos de CRIATURA DA NOITE (Nightbeast, 1982), exemplar do chamado ‘regional horror’ que tanto nos entregou filmes pra lá de divertidos produzidos com baixíssimo orçamento. O título de hoje não é exceção.
A premissa não poderia ser mais simples: nave espacial com um alienígena malvado acaba caindo no Planeta Terra, mais precisamente em uma pequena cidade do interior dos EUA.
Basta o bichão sair da nave, que explode logo em seguida, para começar um massacre. O xerife e uma delegada, junto com alguns bravos e corajosos civis, lutam pela sua sobrevivência e a dos demais moradores do lugar.
CRIATURA DA NOITE é uma espécie de sequência/remake de THE ALIEN FACTOR, pelo seu mesmo diretor, Don Dohler. O cineasta de Baltimore, Maryland (mesma terra natal de ninguém menos que John Waters) se especializou em filmes ultra baratos que entregam aquilo que o povão gosta. Com menos de 15 minutos de filme, já vemos a criatura alienígena por completo e um bom número do total de mortes que ela causa ao longo do desenrolar da história.
Não faltam atuações canastronas e péssimas do elenco de amadores, criatividade no uso dos (poucos) recursos ao alcance da produção e efeitos práticos e visuais que às vezes surpreendem por serem até legais para um filme ‘gore’ tão barato dos anos 80 ou por serem MUITO risíveis. Também deve ser dado um destaque para o registro daquela que deve ser a cena de sexo mais constrangedora da história do gênero.
Sabemos que CRIATURA DA NOITE tem falhas evidentes: o bom ritmo não se sustenta por muito tempo, assim como o excesso de personagens com diálogo que fazem o alienígena aparecer menos (se bem que a extensa maioria vira defunto). Aliás, o filme tem um total de quase 30 mortes em seus 82 minutos de duração. Mas o fato é que o filme, com todo o seu charme e ingenuidade, diverte mais qualquer espectador do que muita produção multi-milionária dos dias de hoje.
Com distribuição internacional dos nossos queridos amigos da Troma, CRIATURA DA NOITE chegou a ser lançado no Brasil somente em VHS. O filme está disponível com cópia restaurada na plataforma Tubi.tv (com opção de legenda em inglês) ou em qualidade inferior no YouTube (sem legenda).
Curiosidade: Uma boa parcela da trilha sonora foi composta pelo hoje famoso roteirista, produtor e diretor J.J. Abrams que então era um garoto de 16 anos.
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DICA DA SEMANA: A Vila (2004)
Para algumas pessoas, 2004 foi o ano em que a carreira de M. Night Shyamalan desandou. Foi quando “A Vila” saiu. Essas pessoas, no entanto, estão completamente enganadas. Você pode até não embarcar na história de crítica ao mundo violento dos dias de hoje ou na história de amor entre a dupla de protagonistas, mas é inegável a parte técnica do filme e os detalhes narrativos que permeiam o roteiro.
Em “A Vila“, acompanhamos uma comunidade rural americana do século XIX, que vive isolada do resto do mundo. Por conta disso, o povoado sofre com alguns problemas, como a falta de acesso a medicamentos. Quando uma criança fica doente e morre, Lucius (Joaquin Phoenix) pede autorização aos conselho de anciões para ir até a cidade mais próxima e adquirir os remédios que lhes faltam.
O simples pedido, no entanto, tem um grande empecilho. A floresta que rodeia o vale é habitada por criaturas monstruosas, que proíbem os humanos de entrar em seus domínios. Acostumado a criar reviravoltas em seus enredos, Shyamalan já nos dá a primeira bem antes do fim, quando a história muda de protagonista e Ivy Walker (Bryce Dallas Howard) entra em cena.
Após um ataque de ciúmes, Noah Percy (Adrien Brody) esfaqueia Lucius e cabe a Ivy, que é cega, se encarregar da ideia inicial e partir rumo ao desconhecido para conseguir os remédios que salvarão a vida do seu noivo. É aí que começam as grandes discussões da obra. Os líderes da comunidade temem que seu isolamento, algo construído a duras penas e tido como um ideal de vida, chegue ao fim caso um dos jovens deixe a vila.
Por outro lado, o chefe do povoado, Edward Walker (William Hurt), se sente responsável pelo acontecimento, já que a vida de Lucius não está em risco por um acidente ou doença e sim por uma tentativa de assassinato. É nos explicado que aquele aglomerado de pessoas escolheu seu estilo de vida para fugir da violência do mundo exterior, então aquilo que eles mais temiam ocorreu em seu santuário.
Como eu disse anteriormente, talvez as metáforas do roteiro não agradem todo mundo, mas se é terror que vocês querem, tem também. Começo elogiando a forma como Shyamalan filma as criaturas, mostrando-as sempre por detalhes e algumas vezes fora de foco para manter o mistério sobre sua aparência. Até mesmo quando o diretor nos revela o grande segredo. A cena de perseguição na floresta é outro grande momento.
Destaco também as atuações do trio Bryce Dallas Howard, Joaquin Phoenix e Adrien Brody. Esses dois últimos protagonizam uma cena de tentativa de assassinato dirigida de forma quase brilhante. Enfim, tem gente que odeia “A Vila” mas eu amo, vi no cinema e já virei fã desde aquela época. Para quem quiser conhecer ou rever tem no streaming da Disney+.
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Jonathan Carrijo
30 de junho de 2016 at 21:40
Colocar Invocação do Mal 2 como decepção?
Ainda mais junto como se ele estivesse no mesmo nível desse Floresta Maldita, por exemplo?
Então tá, né…
meunome
17 de julho de 2016 at 20:48
Odiei esse site, precisa melhorar muito.
E os caras nao tem cacife para comentar, credibilidade zero.
Invocacao do mal 2 teve otimas criticas de especialistas de verdade, coisa q os daqui n sao.
(Sem comentar o sotaque irritante)
Enfim, nao venho mais aqui.
Julia
18 de julho de 2016 at 18:51
^ a nova geração ficou nervosa com a crítica rsrsr. Infelizmente os filmes de terror estão caindo tanto de qualidade que para os mais jovens as exigências estão baixíssimas. Eu acho que faltou February (The Black Coat’s Daughter) na lista das melhores surpresas.
Manoel
2 de agosto de 2016 at 01:53
Criticas sao otimas, voltando aqui sempre
RCBR
4 de setembro de 2016 at 19:44
As pessoas não sabem respeitar uma opinião divergente. Eu gosto de invocação do mal 2, mas o dono do site tem todo o direito de achar ruim, aliás como qualquer outra pessoa tem. Em verdade, dizem que o segundo é melhor, mas eu acho o primeiro bem mais assustador. Quanto ao filme A Bruxa eu gostei. São filmes assim que realmente assustam pelo ambiente pessimista que toma conta da obra vide, por exemplo, a série Outcast.
Leo
11 de setembro de 2016 at 01:53
Concordo em colocar A Bruxa como o melhor do gênero desse ano até o momento. O filme tem uma fotografia sensacional, uma reconstituição de cena histórica de um ambiente colonial fortemente marcado pelo fanatismo puritano, uma preocupação até com o inglês arcaico e foge dos lugares comuns sobre bruxas, inclusive, serve para discutir a questão do feminino que as religiões incutem como mais inclinado ao mal. Enfim, o filme possui vários pontos positivos e, aparentemente, seu diretor poderá seguir com outros bons trabalhos. Discordo em parte com Invocação do Mal 2. Longe de ser um ótimo filme do gênero, acho, ainda, que o primeiro é melhor. No entanto, acho que o ponto positivo de James Wan foi não ter caído tanto, quando há todo o peso, para qualquer filme de qualquer gênero que seja que tenha feito sucesso, em não decepcionar tanto. Continuo achando os enquadramentos e a fotografia dos filmes dele bacanas, mas, concordo com alguns pontos levantados por você. A questão não é tanto o uso dos clichês, mas trabalhá-los bem. Invocação do Mal 1 é também repleto de clichês: a família feliz que se muda para a casa dos sonhos, os assombros da nova casa, os rangidos, os vultos, as vulnerabilidades, a possessão… nada que já não tenha sido feito. Mas ele conseguiu conduzir bem esses elementos. Agora, por se tratar de uma franquia, que ao que tudo indica será muito explorada pela Warner, isso exigirá dos produtores e da direção buscar oxigenar as sequências: a começar pela escolha do próximo caso dos arquivos dos Warren. Penso, aliás, que não só por procurar um caso que fuja um pouco da temática casa mal assombrada, como dar um tempo maior para lançar o terceiro filme. Por isso, concordo com A Bruxa ter sido o melhor até aqui, mas discordo (ou melhor, concordo com ressalvas) sobre Invocação do Mal 2. Acho que deixaria a sequência do James Wan ali, no meio termo…