Críticas
CRÍTICA: Karuto (2013)
Por Júlio César Carvalho

Começo logo com a infeliz constatação: KARUTO não é apenas ruim. É muito ruim mesmo. É como se tivesse sido uma exigência do produtor: FAÇA UM FILME RUIM! E assim foi feito.
A premissa é bem simples. Tudo gira em torno de um grupo de garotas que resolvem participar de um documentário de televisão que investiga atividades paranormais. O evento aqui registrado é na casa da suposta família Kaneda.
De cara, nos é mostrado uma aparição registrada por uma câmera caseira que já provoca risos… mas como até então não rolou nem 10 minutos de filme, então você continua assistindo. Quando elas chegam na casa dos Kaneda, já tem um sacerdote na porta de casa esperando a galerinha da TV pra registrar o tal exorcismo que está prestes a acontecer. Daí em diante as coisas desandam, tanto para a trama, quanto para a qualidade dessa “obra”.

Caros leitores, é uma sequência de situações toscas. Tem gente possuída subindo escada de traz pra frente, tem cabeça de cachorro com tentáculos, tem minhoquinhas voadoras, japinha de cabelo oxigenado com superpoderes, etc. Nem as imagens propositalmente de baixa qualdiade pra dar um tom documental se salvam. O pior de tudo é que nada ali é uma tiração de onda. KARUTO se leva a sério!
Lá pela metade, o tal Sr. Neo (o japinha oxigenado), descobre que alguém na rua passou andando e jogou, por sacanagem, uma “BOMBA DEMÔNIO”! A partir daí a trama toma rumos mais idiotas ainda. Imagina só… alguém tá andando e resolve jogar uma “BOMBA DEMÔNIO” no jardim da tua casa. Claro! Por que não, né?!
Então é com esse nível de roteiro que tudo caminha para uma revelação mais grave que a tal bomba, resultando num final podre de ruim. Mas isso não chega a irritar mais, pois já é esperado que nada ali vá prestar.

O diretor, Kôji Shiraishi, por incrível que pareça, já é experiente no terror. Na sua filmografia de 11 filmes (todos de terror) e 1 curta pra uma coletânea chamada DARK TALES OF JAPAN (2004), consta o maravilhoso NOROI (2005) que, como esse, também é um falso documentário sobre paranormalidade, mas, ao contrario desse, é sensacional em todos os aspectos. O cara curte o estilo found-footage documental tanto que além dos já citados, ele também comanda um tal de OKARUTO (2009) e SHIROME (2010), ambos no mesmo formato.
Mas infelizmente, nada em KARUTO parece crível e/ou mesmo assustador e nem engraçado. É um desastre cinematográfico total que nem a desculpa de baixo orçamento se aplica. Diante disso, parece que Kôji Shiraishi nos concebeu o ótimo NOROI na sorte. E ainda fez um trailer que engana muito bem e disfarça a total tosqueira que KARUTO, de fato, é.
Direção: Kôji Shiraishi
Roteiro: Kôji Shiraishi
Elenco: Yû Abiru, Mari Iriki, Mayuko Iwasa
Origem: Japão, Hong Kong
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Críticas
CRÍTICA: Predador – Terras Selvagens (2025)

Dan Trachtenberg se empolgou tanto com a franquia Predador que, só em 2025, o diretor lançou duas produções sobre o alienígena caçador. Depois da animação Assassino de Assassinos, temos agora Predador: Terras Selvagens (Predator: Badlands), que chega aos cinemas nesta quinta-feira.
Para quem não lembra, Trachtenberg já havia revivido o personagem em O Predador: A Caçada, mantendo a mitologia criada nos dois primeiros filmes (com Arnold Schwarzenegger, em 1987; e Danny Glover, em 1990). A pegada no mais recente longa, porém, dá um ‘duplo twist carpado’.

Ao invés de antagonista, o Predador é quem acompanhamos em Terras Selvagens. Dek (Dimitrius Schuster-Koloamatangi) é um jovem extraterrestre da raça Yautja. Como todo membro dessa espécie, ele precisa passar por um ritual de caça para obter lugar em seu clã.
Dek, no entanto, não é um dos mais atléticos da sua linhagem. Assim, para provar de uma vez por todas o seu valor como guerreiro, ele resolve enfrentar Kalisk, um super monstro que é supostamente imortal.
O problema é que esse bichão vive em um planeta onde existe uma centena de ameaças tão grandes quanto ele. Nessa saga, Dek vai contar com a ajuda de Thia (Elle Fanning), uma androide avariada que ele encontra no meio do caminho.

A ideia de acompanhar o ETzão numa jornada nem é tão novidade (algo parecido já havia acontecido no famigerado Alien vs. Predador). Mas vê-lo alçado à categoria de anti-herói. lutando por justiça e fazendo amizades é bem esquisito.
Antes de qualquer coisa, falta carisma a Dek (e nem é pela clássica feiura da criatura). Pela personalidade do Predador, estabelecida ao longo dos anos, não é possível lhe atribuir características clássicas de protagonista, como senso de humor ou transparência emotiva.
A interação com a sintética Thia tenta dar uma carga dramática à história, e por vária vezes servir de alívio cômico, só que fica bem deslocado. Também é preciso muita força de vontade para acompanhá-lo numa peregrinação que culminará apenas num objetivo pessoal.

Predador: Terras Selvagens, todavia, não é um estudo de personagem, então vamos à ação e efeitos especiais. Infelizmente, também não são lá grande coisa. O planeta Genna é até decepcionante, o design de produção foi bem preguiçoso na criação da fauna local e nenhum dos monstrengos é muito marcante. Nem a conexão com a franquia Alien (a Weyland-Yutani aparece como oponente) enche os olhos, poderia ser qualquer megacorporação do mal que tava ok.
Não dá para dizer, apesar de tudo isso, que Dan Trachtenberg estragou a franquia. Mas, ao final, fica muito óbvio que a intenção do realizador é levar a trama para uma espécie de aventura espacial, numa vibe mais próxima de filme de super herói do que de terror sci-fi de carnificina. Eu prefiro o Predador caçando e desmembrando humanos do que pagando de íntegro, porém fica a critério de cada um.
Direção: Dan Trachtenberg
Roteiro: Patrick Aison
Elenco: Elle Fanning, Dimitrius Schuster-Koloamatangi e Reuben de Jong
Origem: EUA
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CRÍTICA: Bom Menino (2025)

O filme que viralizou nos últimos meses, graças ao seu protagonista canino em um filme de terror, estreia em pleno Halloween, nos cinemas nacionais. No entanto, “Bom Menino” (Good Boy) não se resume apenas à fofura do doguinho (e adianto que ele é muito fofo mesmo).
Na trama, acompanhamos Indy, um cachorro leal que se muda com seu tutor para uma casa no meio da floresta, após o homem enfrentar um sério problema de saúde. O cão percebe imediatamente que há algo de errado com o local, e, com o tempo, essas manifestações sobrenaturais colocarão suas vidas em perigo.
Indy é, indiscutivelmente, a estrela do filme. Garanto que muitos atores gostariam de ter metade de seu carisma e presença de tela. Em poucos minutos de projeção, já estamos torcendo por ele. O trabalho de adestramento foi impecável, e é difícil imaginar o esforço que o realizador, que também é o tutor real do animal deve ter tido. Desde as cenas de afeto até as de terror, nota-se o cuidado e a boa realização em “Bom Menino“.

O diretor acerta ao usar enquadramentos e jogos de câmera quase sempre na perspectiva de Indy. Em alguns momentos, me lembrei do desenho dos Muppets Babies, em que nunca vemos o rosto da babá, embora aqui, em planos mais convencionais, sejam mostrados vislumbres ou o rosto inteiro dos personagens humanos.
O terror aqui é mais contido: uma sombra aqui e ali, vultos passageiros, mas sem o uso de trilha sonora alta ou aparições exageradas. O ritmo é lento, e a ambientação vai da casa inicialmente decrépita à mata semienevoada, com suas árvores sinistras.
Temos um longa envolto a uma atmosfera de desconforto e medo. Não espere sustos frequentes e jumpscares. Eles existem, mas em quantidade bem menor.

Apesar de em termos técnicos, a coisa funcionar, nem tudo são flores. Mesmo sendo um filme curto, com pouco mais de 70 minutos, é possível notar que a história seria mais bem contada em um curta ou média-metragem. Existem recursos narrativos que se repetem pelo menos três vezes em uma clara tentativa de esticar a duração.
A trama é a clássica da casa mal-assombrada, e a verdadeira inovação está em ser contada sob a perspectiva do cachorro. É algo eficiente que não teria o mesmo destaque se fosse narrada por humanos.
“Bom Menino” é uma agradável surpresa neste ano, dando novo fôlego a uma história que já vimos inúmeras vezes. Indy é um poço de carisma e fofura. Podem assistir sem medo, mas não espere um filme de gritos e sustos constantes.
Título original: Good Boy
Direção: Ben Leonberg
Roteiro: Ben Leonberg e Alex Cannon
Elenco: Indy, Shane Jensen, Arielle Friedman
* Filme visto em Cabine de Imprensa virtual promovida pela Espaço Z
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CRÍTICA: Medo Real (2025)

Nesta temporada de Halloween de 2025, a Netflix trouxe para seus assinantes a série documental “Medo Real” (True Haunting), que aborda dois casos sobrenaturais ocorridos na história recente dos EUA. A produção ainda tem a grife de James Wan para agregar mais valor, mas será que vale seu tempo ou está mais para um derivado sem graça de tantas outras obras sobrenaturais?

As histórias mostradas são:
– O Caso de Erie Hall: Nos anos 80, um jovem promissor consegue entrar numa renomada faculdade de NY. Entre estudos e farras, o jovem começa a ser assediado por uma força sobrenatural que cerca o local e que, com o tempo, se mostra uma ameaça a todos que o cercam.
– Essa Casa Me Matou: Mostra uma família que se muda para a casa dos sonhos e acaba descobrindo que é um lar de pesadelos.
Esses eventos são mostrados ao longo de cinco episódios – três para o primeiro caso e dois para o segundo, respectivamente. A série conta com a presença de vários envolvidos, e seus relatos são dramatizados.
Embora seja em caráter documental, é inegável a influência da série de filmes “Invocação do Mal” nos momentos de dramatização. Inclusive, o casal Warren faz uma rápida participação em um dos casos (claro, interpretado por outros atores). O tom e a trilha sonora remetem muito aos filmes famosos, mas com uma vibe mais contida. Não espere sustos a cada cinco minutos.

“Medo Real” tem alguns bons momentos exatamente por não optar por exageros, embora eles também existam, o que demonstra a indecisão dos realizadores sobre o tom que queriam dar ao material. A forma de conduzir as histórias lembra programas como “Linha Direta” e as matérias sobrenaturais vistas no “Domingo Legal” nos anos 90. Sim, existem programas assim no exterior, e inclusive alguns produtores daqui são desse tipo de programa, mas quis usar exemplos nacionais.

No geral, a série é bacana, servindo mais como uma diversão escapista do que algo sério e relevante. Não existem contrapontos para a história, e, para mim, essa é a pior falha – não dá para acreditar em tudo o que é mostrado como verdade absoluta.
Finalizando, “Medo Real” é uma série relativamente curta, com episódios de cerca de 30 minutos, que se mostra superior (mas nem tanto) ao que normalmente chega ao catálogo de originais da Netflix quando o assunto é terror.
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gwpj000
9 de janeiro de 2014 at 20:00
Vai ver o roteirista achou que seria bom pra trama colocar algo diferente (Bomba Demônho) porque eu mesmo já tô de saco cheio de nego jogando macumba no protagonista.
Júlio César Carvalho
20 de janeiro de 2014 at 14:23
Ah, claro, ‘ótima’ escolha dele então ahahaha… Ah, se só esse o problema do filme tsc tsc tsc… é MUITA coisa tosca quem nem bizarro ou engraçado fica.
Mas falando sério, pode ser que pra cultura deles isso seja algo relevante, vai saber, né?