Críticas
CRÍTICA: A Lenda de Candyman (2021)
Bem sabemos que “O Mistério de Candyman” (Candyman, 1992) carrega o título de ser um dos melhores filmes de terror dos anos 90. E mesmo tendo ganho sequências bem inferiores, o personagem ganhou fama e força na cultura pop por conta da presença de Tony Todd que deu forma a esse icônico vilão.
Os anos passaram e agora o cineasta oscarizado Jordan Peele resolveu produz e construir de forma conjunta um roteiro que se baseia na mitologia do filme original. Basicamente como aconteceu com o novo Halloween que é uma sequência/reboot que ignora continuações que vieram depois do primeiro da série.
Em “A Lenda de Candyman” (Candyman, 2021), agora temos a história de um jovem artista em busca de inspiração. Morando em Chicago em uma região vítima de especulação imobiliária e gentrificação, Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II) acaba esbarrando na lenda de Candyman e fascinado pelo personagem, quanto mais ele se aprofunda nessa pesquisa, mais mortes vão surgindo e uma espiral de loucura e caos se instala. E a partir da chegada do vilão ao ter seu nome pronunciado 5x na frente do espelho, nada mais será igual para a vida das pessoas em Cabrini-Green.
Mas vamos lá… É bom deixar claro que mesmo que não tenha dirigido o longa, “A Lenda de Candyman” tem todas as características das produções de Jordan Peele. E isso não é ruim, pelo contrário. Mas a pergunta que fica é: a diretora Nia da Costa soube sair da tutela do produtor e teve a liberdade de fato para colocar sua visão da lenda?
Temos aqui uma direção competente que sabe criar cenas visualmente bonitas, inclusive nos momentos de assassinato e mortes grotescas. A direção de atores é competente e todos estão bem em seus papeis. É violento em uma dose aceitável, embora o fã de horror sempre espere algo mais.
Ainda assim, o maior problema do longa é que ele se esquece do terror. Não há tensão nas cenas ou uma sensação de medo… e somado a um roteiro que não deixa claro pra onde a história vai, acabei me decepcionando um pouco porque afinal de contas, também esperava mais.
O filme é ruim? De forma nenhuma. Os temas sociais abordados e questões sempre presentes na obra de Peele são poderosas e necessárias o suficiente para dar um rumo nessa história. E apesar de parecer de longe algo panfletário, o filme não se resume a “propaganda politica” como algumas pessoas vêm dizendo para desmerecê-lo.
“A Lenda de Candyman” é um bom filme sim. O fã do antigo “Candyman” vai gostar de certos momentos com as citações à obra respeitando bastante o material original. Inclusive algo bacana foi recontar os eventos do primeiro filme através de um teatro de sombras, dando um tom mais lúdico a algo tão pesado.
Vale também ficar atento aos créditos finais onde mais informações são mostradas. E para o publico de cinema de horror mainstream um aviso: Não espere jumpscares! A pegada do filme não é essa.

Título original: Candyman
Direção: Nia DaCosta
Roteiro: Nia DaCosta, Jordan Peele e Win Rosenfeld
Elenco: Yayha Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Colman Domingo e outros
País de origem: EUA
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Críticas
CRÍTICA: Medo Real (2025)
Nesta temporada de Halloween de 2025, a Netflix trouxe para seus assinantes a série documental “Medo Real” (True Haunting), que aborda dois casos sobrenaturais ocorridos na história recente dos EUA. A produção ainda tem a grife de James Wan para agregar mais valor, mas será que vale seu tempo ou está mais para um derivado sem graça de tantas outras obras sobrenaturais?
As histórias mostradas são:
– O Caso de Erie Hall: Nos anos 80, um jovem promissor consegue entrar numa renomada faculdade de NY. Entre estudos e farras, o jovem começa a ser assediado por uma força sobrenatural que cerca o local e que, com o tempo, se mostra uma ameaça a todos que o cercam.
– Essa Casa Me Matou: Mostra uma família que se muda para a casa dos sonhos e acaba descobrindo que é um lar de pesadelos.
Esses eventos são mostrados ao longo de cinco episódios – três para o primeiro caso e dois para o segundo, respectivamente. A série conta com a presença de vários envolvidos, e seus relatos são dramatizados.
Embora seja em caráter documental, é inegável a influência da série de filmes “Invocação do Mal” nos momentos de dramatização. Inclusive, o casal Warren faz uma rápida participação em um dos casos (claro, interpretado por outros atores). O tom e a trilha sonora remetem muito aos filmes famosos, mas com uma vibe mais contida. Não espere sustos a cada cinco minutos.
“Medo Real” tem alguns bons momentos exatamente por não optar por exageros, embora eles também existam, o que demonstra a indecisão dos realizadores sobre o tom que queriam dar ao material. A forma de conduzir as histórias lembra programas como “Linha Direta” e as matérias sobrenaturais vistas no “Domingo Legal” nos anos 90. Sim, existem programas assim no exterior, e inclusive alguns produtores daqui são desse tipo de programa, mas quis usar exemplos nacionais.
No geral, a série é bacana, servindo mais como uma diversão escapista do que algo sério e relevante. Não existem contrapontos para a história, e, para mim, essa é a pior falha – não dá para acreditar em tudo o que é mostrado como verdade absoluta.
Finalizando, “Medo Real” é uma série relativamente curta, com episódios de cerca de 30 minutos, que se mostra superior (mas nem tanto) ao que normalmente chega ao catálogo de originais da Netflix quando o assunto é terror.

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Críticas
CRÍTICA: Não Fale o Mal (2024)
Dois anos depois que um filme independente dinamarquês chamou a atenção do público de horror e da crítica especializada, chegou a vez da Blumhouse lançar sua versão para “Não Fale o Mal” (Speak No Evil). Pegando carona no mesmo título e traduzindo para os norteamericanos e anglófilos a história dos roteiristas Christian Tafdrup e Mads Tafdrup, este renake não faz feio (pelo menos para quem não viu o original).
Estrelado por James McAvoy, que parece seguir atuando como um dos personagens psicóticos de “Fragmentado“, “Não Fale o Mal” traz o ator como um pai de família de bem que vive com sua esposa e filho em uma fazenda no interior da Inglaterra. Numa viagem casual para um balneário italiano, conhecem o casal Ben e Louise (Scoot McNairy e Mackenzie Davis) que está acompanhado de sua filha. Os pequenos se dão bem e logo menos os adultos começam a ter mais afinidade a ponto de marcarem pra se ver depois da volta da viagem.
A oferta de passar um tempinho como convidados na fazenda de Paddy (McAvoy) é tentadora, já que ambos estão sem emprego em Londres e estão ainda se acertando por lá. E se a esmola quando é demais o santo desconfia, o casal também deveria ter ficado com um pé atrás com o convite de um cara que mal conheciam.
Mesmo assim seguiram, e aí a parte tensa da história começa. Louise começa a se sentir desconfortável tanto com a hospitalidade exagerada do anfitrião, quanto com a forma como Paddy trata o tímido garoto Ant que possui dificuldades de fala e de convivência. Chega a um ponto que nos vemos na situação do casal querendo ir embora antes da hora mas sem constranger os novos amigos. A atuação do elenco chega a ser bem convincente neste sentido.
Sendo que as situações vão escalando em um grau até chegar em cenas violentas em confrontos com sangue e mortes, onde só sabemos as reais intenções dos personagens na reta final da história. Agora, claro, como é um filme estadunidense e da Blumhouse, dê um desconto para a suavizada de cenas fortes que a produção europeia trouxe. Mal comparando (e mal comparando mesmo), é tipo ver “Funny Games US” depois de ver o primeiro “Funny Games“, de Michael Haneke.
Com relação ao original, o diretor James Watkins (Eden Lake) toma algumas liberdades invertendo o protagonismo de algumas ações junto aos personagens, além de suavizar o estilo mais “seco” dos dinamarqueses neste novo “Não Fale o Mal” evitando mostrar explicitamente maus tratos e gatilhos contra mulheres e crianças. Ainda assim, temos um filme que pode até ser considerado “lento” em comparação ao que já vimos da produtora americana acostumada a jogar sustos e barulhos gratuitos de tempos em tempos. Por sorte e para nossa sorte, este thriller funciona bem até mesmo para a gente desconfiar da bondade de estranhos.

Título original: Speak no Evil
Direção: James Watkins
Roteiro: Christian Tafdrup, Mads Tafdrup e James Watkins
Elenco: James McAvoy, Mackenzie Davis, Scoot McNairy e outros
Ano de lançamento: 2024
* Filme visto em Cabine de Imprensa promovida pela Espaço Z no UCI Recife
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Críticas
CRÍTICA: Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (2025)
A volta da franquia Pânico deu tão certo que os engravatados de Hollywood ficaram ouriçados em trazer mais um sucesso de anos atrás de volta aos holofotes. “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” é uma obra que virou referência junto com seu irmão famoso quando se referem aos slashers do meio dos anos 90. E essa nova versão promete ser um pontapé inicial para uma nova trilogia do pescador assassino.
É um reboot, mas a trama é quase um remake do longa original… Jovens ricos (nem todos), bonitos e inconsequentes se envolvem num acidente fatal na noite de 4 de julho. Assustados, decidem então ocultar sua participação no evento. O problema é que alguém viu o sinistro de trânsito e no ano seguinte essa pessoa trajando a capa do assassino original começa a matar um por um dos envolvidos. Obviamente, isso causa um caos na cidade e reacende traumas da população ao lembrar do massacre de anos atrás.
Eu estava com sérias dúvidas sobre a qualidade do filme. O trailer não tinha me convencido mss finalmente quando assisti, até que achei a obra divertida. “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado” é o típico slasher de vingança que já vimos tantas vezes, principalmente nos anos 80. Os personagens na sua grande maioria são unidimensionais e estão ali para serem enganchados (literalmente). E fazendo uma comparação com a obra original, lembro que os protagonistas tinham um pouco mais de desenvolvimento e o tom do longa era mais sombrio.
O novo filme tem uma vibe cômica que não me apeteceu. Não consegui rir de nenhuma piada. Talvez a dita Geração z ache graça, mas não funciona. As cenas de morte, no entanto, são bem bacanas, mas nada demais. Sinceramente esperava algo mais gráfico.
Senti falta de uma boa cena de perseguição. Ainda tentam… mas não achei efetivo. O original, inclusive, tem uma cena de perseguição icônica protagonizada pela personagem da Sarah Michele Gellar que é lembrada até hoje pelos fãs. Neste reboot/remake aqui não há nada parecido de longe.
A utilização de alguns personagens que se referenciam ao “legado” são subaproveitados, principalmente no que envolve a Julie, a final girl original. Agora o final… esse aí vai dividir crítica x público e fãs x haters.
Muitos pela internet já estão revoltados. Eu particularmente não gostei muito, mas não odiei e sinceramente não fez muito sentido. Isso vai de acordo com cada um… uma amiga que estava comigo na sessão, por exemplo, adorou. Pior é que nem dá pra entrar muito em detalhes e ampliar a discussão por conta de spoilers.
Enfim, “Eu sei … verão passado” é uma obra divertida e descerebrada que me entreteve em boa parte do seu tempo. Afinal, nem todo filme precisa ser sério e profundo. Algumas vezes só queremos nos divertir mesmo.

Título original: I Know What You Did Last Summer
Direção: Jennifer Kaytin Robinson
Roteiro: Jennifer Kaytin Robinson, Sam Lansky, Leah Mckendrick
Elenco: Madelyn Cline, Chase Sui Wonders, Jennifer Love Hewitt e outros
Ano de lançamento: 2025
Ah, existe uma cena durante os créditos que dá pistas sobre o futuro.
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