Eventos
PROGRAMAÇÃO: 17º Fantaspoa
A décima sétima edição do tradicional Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, o Fantaspoa, também acontecerá em ambiente totalmente on-line este ano devido à pandemia de COVID-19. Todos os filmes do evento serão exibidos de forma gratuita em um novo portal de streaming brasileiro, o WÜRLAK.
A nova plataforma pertence à DRK Entretenimento, empresa responsável pelos streamings Darkflix, primeiro serviço brasileiro dedicado inteiramente ao gênero fantástico, Bradoky, com um catálogo de filmes voltado às obras de ação e aventura, e Darkomix, um serviço que disponibiliza HQs e livros gratuitos. O Fantaspoa irá inaugurar a plataforma que em breve deve disponibilizar o serviço por assinatura. Mais moderno, o novo portal deve reunir um conjunto de canais segmentados por gênero, incluindo os aplicativos já mencionados acima.
Este ano, o Fantaspoa acontece durante os dias 09 e 18 de abril e exibirá um total de 160 filmes – incluindo 57 longas e 103 curtas-metragens – provenientes de 40 países diferentes. Muitas das obras selecionadas passaram por festivais de alto prestígio internacional, como, International Film Festival Rotterdam, San Sebastián Film Festival, Toronto International Film Festival, Moscow International Film Festival, Warsaw Film Festival, Sitges Film Festival, Tallin Black Nights, Locarno International Film Festival e Berlin International Film Festival.
A programação do Fantaspoa é formada em sua maioria por títulos inéditos na América Latina, entre os longas-metragens, 04 farão sua première mundial no festival, 25 terão sua primeira exibição na América-latina, 09 estarão em première internacional, e 13 obras estreiam em solo brasileiro. A curadoria diferenciada reforça o evento como a janela mais importante para exibição das produções fílmicas do gênero fantástico na América Latina.
A 17ª edição do Fantaspoa é realizada com recursos da Lei 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc e a plataforma onde os filmes serão exibidos pode ser acessada em www.wurlak.com.br ou pelo app através da loja de aplicativos de seu celular.
Confira a seguir os longas-metragens que fazem parte da programação desta décima sétima edição do Fantaspoa.
Assim na Terra, Como no Céu, de Francesco Erba – Come in Cielo, Così in Terra, 2020, Animação/Mistério/Thriller, Itália
No ano de 1275, uma jovem é presa nas masmorras de uma abadia onde um alquimista a usa para estranhos experimentos. Em 2011, dois jovens desaparecem numa floresta. Nas investigações, a polícia encontra um manuscrito em uma tumba. Nos dias de hoje, Leonardo, o inspetor da polícia e responsável pela elucidação do sumiço, deixa um vídeo-testemunho. Após suas últimas descobertas, ele teme por sua vida.
Black Medusa, de Youssef Chebbi e ismaël –2021, Thriller/Drama, Tunísia
A jovem Nada leva uma vida dupla. Durante o dia, é quieta e reservada, e à noite mergulha na vida noturna da Tunísia em busca de homens com quem cria confiança, para então dominá-los. Quando uma nova colega, Noura, chega ao seu local de trabalho e Nada encontra uma faca mítica na casa de uma de suas vítimas, a situação começa a fugir de seu controle.
Benny Loves You, de Karl Holt – 2019, Comédia/Horror, Reino Unido
Jack está enfrentando uma crise de meia-idade e buscando desesperadamente um recomeço para sua vida. Nesta reorganização, ele joga fora Benny, o boneco de pelúcia favorito de sua infância, gerando consequências mortais. Afinal, Benny o ama.
Bloodshot Heart, de Parish Malfitano – 2020, Thriller/Drama, Austrália
Aos 44 anos, Hans, um tímido instrutor de auto-escola, ainda mora com a sua mãe. Quando a jovem Matilda aluga um quarto em sua casa, ele revive velhas memórias e fica perdidamente apaixonado. Para conseguir conquistar o amor dela, Hans cria um perigoso plano.
A Cabelereira, de Jill Gevargizian – The Stylist, 2020, Horror/Drama, EUA
Poucas coisas na vida são mais empolgantes do que um novo penteado. Mas as clientes de Claire nem sempre estão preparadas para o resultado dos seus cortes… Claire leva uma vida dupla como uma meticulosa serial killer; e a crescente obsessão com uma de suas clientes pode despertar o pior dela.
Carroña, de Eric Fleitas e Luciana Garraza – 2019, Ação/Crime/Horror, Argentina
Em um mundo pós-apocalíptico com regras próprias, Tisha, uma assassina e traficante de órgãos, busca vingança por um crime que marcou sua vida.
O Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão – 2020, Aventura/Horror/Fantasia, Brasil
Corrompido pelo poder do livro negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de terror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver eternamente presos sob os túmulos de um cemitério.
Cisto, de Tyler Russell – Cyst, 2020, Horror/Ficção-Científica, EUA
Na década de 1960, um médico de uma pequena cidade inventa um laser para remover anormalidades da pele. Ele faz de tudo para obter a patente de sua máquina, mas sua enfermeira acha que a máquina é perigosa e não está pronta. Sua teimosia faz com que a máquina funcione mal, gerando um cisto monstruoso que cria vida.
Corte Profundo, de Nicholas Santos – It Cuts Deep, 2020, Comédia/Horror, EUA
Numa viagem de final de ano, um jovem casal contempla seu futuro. Ashley está ansiosa para se casar e ter filhos, o que apavora Sam. Quando o atraente e paternal Nola entra em cena, Sam perde o controle de sua sanidade, considerando-o uma ameaça. Enquanto isso, Ashley questiona o futuro do seu relacionamento.
Córtex, de Moritz Bleibtreu – Cortex, 2020, Policia/Drama/Thriller, Alemanha
Hagen é um homem de 50 anos que vem tendo distúrbios do sono e pesadelos frequentes, já não conseguindo mais distinguir entre sonhos e realidade. Ele começa a sonhar repetidamente com um jovem fora-da-lei chamado Niko, com quem sua esposa Karoline começa a ter um caso.
Dancing Mary, de SABU – 2019, Horror/Fantasia, Japão
Kenji faz parte da equipe de construção de um shopping center. Para isso, um antigo salão de dança deve ser destruído, mas os esforços para demolir o prédio são sabotados por um poder misterioso. Nenhum exorcista consegue encontrar a solução, mas a estudante Yukiko, que tem a habilidade de falar com fantasmas, descobre que é o espírito da dançarina Mary que amaldiçoa o local.
Danger! Danger!, de Lexie Findarle Trivundza e Nick Trivundza – 2020, Ação/Aventura/Ficção-Científica, EUA
É 1985 e o aventureiro Jonathan Danger faz um pouso forçado em uma ilha da costa da África. Ele procura um templo secreto que pode ser sua passagem para voltar no tempo. Mas os soviéticos chegaram primeiro – e também querem mudar o passado. Mesmo sequestrado e com um pulmão perfurado, Danger não desistirá de seu objetivo.
A Dark, Dark Man, de Adilkhan Yerzhanov – 2019, Thriller/Drama, Cazaquistão/França
Um menino é morto em uma pequena cidade do Cazaquistão. O detetive Bekzat quer encerrar rapidamente o caso: afinal, um culpado já foi encontrado pela polícia local. Mas, quando chega uma jornalista da cidade grande, tudo desmorona. Agora, Bekzat deve conduzir uma investigação real, seguindo os protocolos, pela primeira vez em sua carreira.
A Desvida, de Agustín Rubio Alcover – Non-Living, 2020, Drama/Thriller, Espanha
Um casal de autores de contos infantis volta para a casa onde tragicamente perdeu seu filho. Eles pretendem buscar alguns objetos e então seguir seus caminhos separadamente. Tudo muda quando encontram uma mensagem deixada pelo garoto, que propõe um jogo de pistas com consequências inesperadas.
Detenção, de John Hsu – Fanxiao, 2019, Horror/Mistério/Thriller, Taiwan
Em 1962, em Taiwan, no período da lei marcial, a estudante Fang e seu professor, Sr. Chang, se apaixonam. Apesar da restrição a certos livros e à livre expressão, o Sr. Chang organiza um grupo secreto de estudos para livros proibidos, até que um dia desaparece misteriosamente. A busca pelo professor leva Fang e um colega por um perigoso caminho.
Dois Minutos Além do Infinito, de Junta Yamaguchi – Beyond the Infinite Two Minutes, 2021, Ficção Científica/Comédia, Japão
Kato é dono de um café, que fica abaixo de onde mora. Um dia, após o expediente, sobe para o seu apartamento e vê sua própria imagem na televisão, dizendo “Eu sou o seu futuro eu. Dois minutos no futuro!” A TV do quarto de Kato e a TV do café abaixo estão conectadas com uma diferença de dois minutos, permitindo que se viaje no tempo… Mas por apenas dois minutos!
Ejen Ali, de Muhammad Usamah Zaid – 2019, Animação/Ação/Aventura, Malásia
Após ser acidentalmente recrutado como espião, Ejen Ali, de 12 anos, cresceu para abraçar seu papel na agência secreta Meta Advance Tactical Agency (MATA) para proteger a futurística cidade de Cyberaya de ameaças externas.
Este Jogo Se Chama Assassinato, de Adam Sherman – This Game’s Called Murder, 2021, Thriller/Comédia, EUA
Um conto moderno de humor negro sobre ganância, romance e inocência perdida em uma sociedade alienada e devotada ao consumo e à exposição nas redes sociais.
Fazendo Companhia, de Josh Wallace – Keeping Company, 2021, Thriller/Comédia, EUA
Uma sucessão de eventos trágicos se inicia após dois ousados vendedores de seguros baterem na porta errada. Na esperança de conseguir a venda e subir na hierarquia da empresa, eles não percebem o perigo e logo se vêem presos no porão de um estranho.
Frank e Zed, de Jesse Blanchard – Frank & Zed, 2020, Animação/Horror, EUA
O zumbi Zed e o cadáver reanimado Frank, são inimigos, mas dependem um do outro para sobreviver e vivem isolados, até que um magistrado faminto por poder engana um grupo de aldeões para atacar seu castelo solitário, cumprindo uma antiga profecia: A Orgia do Sangue.
O Grande Salto, de Karim Lakzadeh – Shirjeh-ye Bozorg, 2021, Fantasia, Irã
Mard e Maryam embarcam em uma viagem cheia de aventuras para encontrar uma criança perdida junto com três integrantes remanescentes de uma trupe circense.
Get the Hell Out, de I-Fang Wang – 2020, Comédia/Horror, Taiwan
Wang é um frustrado segurança do parlamento de Taiwan. Um incidente leva à demissão da legisladora Hsiung, que pede a Wang para substituí-la no próximo mandato, propondo atuar como sua assistente. Assim, o atrapalhado Wang se torna o novo membro do legislativo – e terá que enfrentar a corrupção, além de um apocalipse zumbi.
Hawk e Rev: Matadores de Vampiros, de Ryan Barton-Grimley – Hawk and Rev: Vampire Slayers, 2020, Comédia/Horror, EUA
Philip “Hawk” Hawkins não sonha apenas em matar vampiros – ele come, dorme, e respira desejando isso. Depois de ser expulso do Exército por esfaquear outro soldado, Hawk fica entediado de trabalhar como segurança noturno em sua cidade natal, Santa Muerte, e decide, junto com seu parceiro Rev, ir atrás dos sanguinários vampiros.
História do Oculto, de Cristian Ponce – Historia de lo Oculto, 2020, Horror, Argentina
Na última transmissão de “60 Minutos Antes da Meia-Noite”, o programa jornalístico mais assistido da televisão, a estrela da noite é Adrián Marcato, que se prepara para desvendar os laços do presidente com o satanismo.
Imortal, de Fernando Spiner – Inmortal, 2020, Ficção Científica, Argentina
Ana retorna a Buenos Aires para receber a herança deixada por seu pai. Lá, ela encontra o Dr. Benedetti, um cientista amigo de seu pai, que descobriu um portal para outra dimensão que permite o reencontro com os mortos.
Jumbo, de Zoé Wittock – 2020, Drama/Fantasia/Romance, França/Bélgica/Luxemburgo
A tímida jovem Jeanne começa a trabalhar num parque de diversões. Fascinada pelos brinquedos, passa horas montando miniaturas de parques em sua casa, onde mora com sua mãe. Um dia, Jeanne conhece a nova atração do parque, que passa a chamar carinhosamente de Jumbo.
Kontora, de Ansul Chauhan – 2019, Drama/Mistério/Fantasia, Japão
Guiada pelo diário escrito por seu avô durante a Segunda Guerra Mundial, a jovem Sora procura por um tesouro na floresta de sua cidade natal. Enquanto isso, um misterioso morador de rua mudo que caminha de costas poderá ser o catalisador para recompor o relacionamento abalado de Sora com o seu pai.
Marionete, de Elbert van Strien – Marionette, 2020, Mistério/Thriller, Holanda/Luxemburgo/Reino Unido
A psiquiatra infantil Marianne se muda para a Escócia a fim de começar uma nova vida. Um de seus novos pacientes é Manny, uma criança calada e enigmática de dez anos que faz desenhos de eventos traumáticos e diz controlar o futuro. Quando os desenhos obscuros se tornam realidade, Marianne inicia uma busca obsessiva que mudará sua vida para sempre.
Mate Enterre Ganhe, de Michael Lovan – Murder Bury Win, 2020, Comédia/Crime/Horror, EUA
Três amigos criam um jogo de tabuleiro, porém se frustram quando a campanha de crowdfunding para lançá-lo comercialmente fracassa. Um misterioso homem propõe distribuí-lo como seu criador, entretanto uma disputa pelos direitos do produto deixa o trio com um cadáver nas mãos. Eles logo percebem que, estranhamente, o acidente que culminou na fatalidade se parece com sua criação.
Mate-o e Deixe Esta Cidade, de Mariusz Wilczynski – Kill It and Leave This Town, 2019, Animação/Horror, Polônia
Tentando escapar do desespero depois de perder aqueles que lhe são queridos, nosso herói se refugia em suas memórias, onde o tempo não se move e todos aqueles que são queridos estão vivos.
Menáge, de Luan Cardoso – 2020, Drama/Thriller, Brasil
Três eméritos corruptos de um mesmo pequeno partido político envolvidos numa trama de sexo, corrupção e traição são as personagens principais de uma trama ágil, onírica e que remete às melhores realizações do cinema marginal brasileiro.
Mentes Paralelas, de Benjamin Ross Hayden – Parallel Minds, 2020, Thriller/Ficção Científica, Canadá
Próximo ao lançamento da Red Eye 2, uma lente de contato revolucionária que pode gravar e replicar nossas memórias, a chefe do projeto é assassinada. A pesquisadora Margo se junta ao detetive Thomas para desvendar as circunstâncias do homicídio. Ambos começam a ser ameaçados pelo passado enquanto buscam descobrir as verdadeiras intenções dessa perigosa inteligência artificial.
Mister Limbo, de Robert G. Putka – 2021, Drama/Comédia/Fantasia, EUA
Dois estranhos acordam no meio do deserto sem memória de nada – incluindo seus nomes. Eles estão mortos ou apenas estiveram curtindo sem limites? Uma odisseia cinematográfica que fala sobre amizade, arrependimento, cinismo, fé e empatia.
Modell Olimpia, de Frédéric Hambalek – 2020, Drama, Alemanha
Uma mulher desesperada desenvolve um estranho plano para ajudar seu filho. O jovem, que tem fantasias destrutivas que giram em torno de sexualidade e violência, aceita participar do programa de terapia idealizado por sua mãe.
Moscou Não Acontece, de Dmitry Fedorov – Moskvy ne byvayet, 2020, Comédia/Thriller/Ficção-Científica, Rússia
Numa pequena cidade russa cheia de segredos, Lesha conhece a bela Masha. Ela mostra fotos deles, das quais ambos não conseguem se lembrar. Lesha descobre também que seu pai desaparecido faleceu faz alguns dias, deixando uma série de bilhetes misteriosos. Enquanto isso, uma gangue local e um misterioso homem de Moscou passam a persegui-los.
O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes, de Andrey Khrzhanovskiy – Nos Ili Zagovor Netakikh, 2020, Animação, Rússia
Um olhar simultaneamente sombrio e alegre sobre as loucuras do século XX, ancorado na novela proto-surrealista de Gogol “O Nariz” e na ópera homônima de Shostakovich.
Nas Sombras, de Erdem Tepegoz – In the Shadows, 2020, Ficção Científica, Turquia
Em uma distopia dominada por uma tecnologia primitiva, um grupo de pessoas é controlado por um sistema de vigilância onipresente. Quando um indivíduo começa a ter dúvidas e questionar o sistema, passa a conhecer as profundezas dessa estrutura, que é mais obscura do que imaginava.
O Ninho, de Roberto de Feo – Il Nido, 2019, Drama/Mistério, Itália
Samuel é um menino paraplégico que mora com sua mãe Elena em uma mansão isolada, da qual é proibido de se afastar. Quando conhece a adolescente Denise, ele começa a se opor às restrições da mãe. Por que Elena força Samuel a viver como prisioneiro em sua casa? Por que ela é cruel com Denise, que incentiva Samuel a ver o mundo lá fora?
Noturna – A Noite do Velho Homem, de Gonzalo Calzada – Nocturna – La Noche del Hombre Grande, 2020, Drama/Mistério/Thriller, Argentina
A história de Ulisses, um homem de quase 100 anos e que está à beira da morte. Na última noite de sua vida, mentalmente fragilizado e torturado pelo remorso, ele vivencia algo que o obriga a repensar eu passado, seu presente e sua visão sobre a realidade.
Os que Voltam, de Laura Casabe – Los que Vuelven, 2019, Drama/Horror/Thriller, Argentina
Em 1919, na América do Sul, a esposa de um proprietário de terras está desesperada por um filho, mas sofre seguidos abortos espontâneos. Ela encontra esperança em um obscuro plano: orar para uma divindade mítica ressuscitar seu filho natimorto. O plano funciona, mas com a criança vem algo mais maléfico.
Playdurizm, de Gem Deger – 2020, Drama/Fantasia/Horror, República Tcheca
Quando um adolescente se vê preso em uma realidade alternativa com seu ídolo do cinema, ele faz tudo em seu alcance para ser possuído por este homem, ignorando as evidentes pistas de como ele foi parar lá.
Post Mortem, de Péter Bergendy – 2020, Horror/Mistério/Thriller, Hungria
No inverno de 1918, Tomás, um jovem que trabalha com fotografia post-mortem, acaba em uma pequena aldeia húngara. Os estranhos sons noturnos, as mortes misteriosas e as figuras sombrias que aparecem em suas fotos o impelem a ir embora. Mas Tomás retorna à aldeia para investigar as intenções dos fantasmas e encontrar uma maneira de se livrar deles.
Querida, Você Não Vai Acreditar, de Yernar Nurgaliyev – Zhanym, Ty Ne Poverish, 2020, Comédia/Horror, Cazaquistão
Após brigar com sua esposa, que está grávida de quase 9 meses, Dastan, incapaz de suportar os constantes xingamentos, decide fugir para passar um dia com seus dois melhores amigos. Os homens planejam ir pescar, mas uma série de acontecimentos imprevistos e incompreensíveis mudarão drasticamente seus planos.
Rabo de Cavalo, de Manoj Leonel Jason e Shyam Sunder – Kuthiraivaal, 2020, Drama/Fantasia/Mistério, Índia
Um bancário alcoólatra tem que resolver um mistério: por que certo dia ele acordou com um rabo de cavalo? Na tentativa de descobrir, embarca em uma viagem por seus sonhos, ilusões e memórias, encontrando diversos personagens enigmáticos e peculiares.
A Risada, de Martin Laroche – Le Rire, 2020, Drama/Fantasia, Canadá
Valerie foi a única sobrevivente de uma execução em massa ocorrida em meio a uma guerra civil no Quebec. Com o passar dos anos, embora tenha conseguido reconstruir sua vida, tornando-se enfermeira numa casa de repouso e iniciando um novo relacionamento amoroso, Valerie ainda sofre da síndrome do sobrevivente. Até que conhece Jeanne, uma erudita e sarcástica paciente, que lhe dá outra perspectiva sobre a vida.
Ritos Ancestrais, de Christopher Alender – The Old Ways, 2020, Horror, EUA
A jornalista Cristina viaja para Veracruz, sua terra natal, a fim de investigar uma história de feitiçaria. Lá, é sequestrada por um grupo de moradores que acredita que ela é a encarnação do diabo.
Röckët Stähr’s Death of a Rockstar, de Röckët Stähr – 2020, Animação/Ficção Científica/Comédia/Musical, EUA
No ano de 2164, quando o rock’n’roll é proibido, um grupo de rebeldes liderado por um cientista louco tenta iniciar uma revolução. Um rockstar é clonado com o objetivo de fazer uma turnê de guerrilha para “libertar as massas da tirania por meio do rock”. No entanto, logo descobrem que mesmo os melhores planos muitas vezes dão errado.
Sangre Comigo, de Amelia Moses – Bleed With Me, 2020, Horror/Thriller, Canadá
A vulnerável e excluída Rowan fica animada quando é convidada pela popular Emily para um fim de semana em uma cabana na floresta. O entusiasmo logo se transforma em paranoia quando Rowan acorda com incisões misteriosas em seu braço. Assombrada por sonhos, Rowan começa a suspeitar que a estão drogando e roubando seu sangue.
Sangue Vurdalak, de Santiago Fernandéz Calvete – 2020, Horror/Thriller, Argentina/Cingapura
Após matar um vampiro, um homem volta para casa durante a hora mágica, entre o dia e a noite, sem saber se ainda é um homem ou se foi transformado em um monstro. Sua família precisa descobrir antes que seja tarde demais.
A Sombra do Galo, de Nicolás Herzog – La Sombra del Gallo, 2020, Thriller/Drama/Crime, Argentina
Após um período afastado, um ex-policial retorna ao povoado de sua infância para vender a casa que seu pai lhe deixou. Ele, então, mergulha em um profundo estado de narcolepsia que o faz alucinar com uma mulher que parece incentivá-lo a desmascarar uma rede policial de prostituição e tráfico de mulheres.
O Som da Violência, de Alex Noyer – Sound of Violence, 2021, Horror/Thriller, EUA/Finlândia
Aos 10 anos, em meio ao brutal assassinato de sua família, Alexis recupera sua audição e desenvolve habilidades sinestésicas. Adulta, ela descobre o prazer nos sons de lesões corporais e segue uma carreira na música, compondo sua obra-prima por meio de terríveis assassinatos.
Sonhos Coloridos, de Jan Balej – Barevný Sen, 2020, Animação/Fantasia, República Tcheca
Uma trupe circense chega a uma ilha rigidamente controlada e governada por um déspota. Durante seu espetáculo, um tiro de canhão se extravia, gerando uma série de acontecimentos. Dois jovens, Drin e Tuvi, juntamente com Nathan, a gaivota, iniciam uma luta contra o totalitarismo, que pode transformar o destino de todos os habitantes da ilha.
Trans, de Naeri Do – 2020, Ficção Científica, Japão
Minyoung é uma garota que sonha em se tornar transumana. Depois de ser atacada na escola, ela planeja uma vingança contra os agressores. Minyoung conduz seu batismo elétrico, mas, quando desperta, transformada em uma transumana, ela percebe que assassinou um colega e tenta viajar no tempo e no espaço usando a bobina de tesla.
Uma Tumba para Três, de Mariano Cattaneo – Una Tumba Para Tres, 2020, Thriller, Argentina
Três criminosos são enviados para coletar o resultado de um assalto. A tarefa não se mostra tão simples e eles cometem um erro grave. Agora, tentando remediar o irremediável, eles se envolvem em tumultos com personagens excêntricos e violentos que colocarão em risco suas vidas.
Vítima do Amor, de Jesper Isaksen – Victim of Love, 2019, Thriller/Horror, Dinamarca
Charly está procurando sua namorada Amy, que desapareceu subitamente. Ele decide retornar ao hotel onde Amy foi vista pela última vez, para finalmente desvendar este mistério. No entanto, a investigação acaba tomando rumos inesperados, levando Charly a um pesadelo fantasmagórico.
ESPECIAIS
A Selva da Claquete: Sobrevivendo no Cinema Independente, de Justin McConnell – Clapboard Jungle: Surviving the Independent Film Business, 2020, Documentário, Canadá
Um documentário que serve como guia de sobrevivência para o cineasta independente. Afinal, fazer cinema hoje é mais difícil do que nunca. A evolução da tecnologia e um mercado superlotado geraram uma indústria na qual qualquer um pode fazer um filme, mas poucos podem ganhar a vida. Enquanto segue a jornada pessoal de um cineasta, este filme busca ajudar as pessoas a sobreviverem nesse negócio arriscado.
Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-Feira 13 do Verão Passado, de Felipe M. Guerra – 2001, Comédia/Horror, Brasil
Um dos títulos mais populares do cinema independente brasileiro, este filme amador conta as desventuras de um grupo de jovens da Serra Gaúcha perseguidos por um psicopata mascarado. Para marcar o aniversário de duas décadas do lançamento, o diretor Felipe M. Guerra reeditou completamente o filme, voltando ao material original para recuperar cenas inéditas e esquecidas há 20 anos.
A Nau dos Loucos : Mergulho e Decolagem de Pazucus: Mergulho e Decolagem de Pazucus, de Gurcius Gewdner – 2021, Documentário, Brasil
Com os olhos livres, coração aberto, bons amigos e um punhado de sorte, Gurcius Gewdner revisita algumas de suas aventuras dos últimos cinco anos, sobrevive ao implacável inverno Russo e faz a seguinte pergunta: quão longe pode ir um filme underground brasileiro?
Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!
Eventos
ENTREVISTA: Frederico Toscano lança romance de horror no Recife (Jul/2024)
Nos últimos anos, o pernambucano Frederico Toscano talvez tenha sido o escritor de literatura fantástica mais workaholic da sua geração. Em 2019, ele lançou Carapaça Escura, sua estreia como autor. Dois anos depois, com O Rinoceronte na Parede, ele se consolidou. Esses dois livros de contos, pra lá de bem recebidos pela crítica, colocaram Frederico no radar. Neste sábado (6), o escritor dá mais um passo importante e lança, no Recife, seu primeiro romance: O Condomínio, editado pela Companhia Editora de Pernambuco.
Com narrativa dividida em capítulos que retratam cada apartamento e o próprio condomínio, o leitor passa a conhecer personagens que enfrentam a decadência do edifício, o tensionamento das relações sociais e as suas tragédias íntimas. O autor falou com a gente sobre a obra.
Toca o Terror – Suas primeiras publicações foram Carapaça Escura (2019) e O Rinoceronte na Parede (2021), que são livros de contos. Qual foi o momento em que você decidiu que era hora de escrever um romance?
Frederico Toscano – O mais comum é que o escritor de ficção comece pelos contos, porque é uma forma mais curta, então ele vai testando, que foi o que fiz. Eu quis saber se tinha fôlego para contar uma história mais longa, que tivesse que desenvolver mais, então o que eu fiz foi ‘trapacear’. Em O Condomínio, cada apartamento conta uma história. Essa estrutura me fez pensar no livro não tanto quanto um romance, mas como histórias interligadas. Então, ficou mais fácil. Escrever um capítulo era como escrever um conto sobre um apartamento, até chegar no final que eu havia planejado. É um romance, mas que tem características de livro de contos.
Toca o Terror – Mudou alguma coisa do Frederico do primeiro livro para o de agora? O que teve influência no seu trabalho nos últimos anos?
Frederico Toscano – O que mudou foi a vontade e a confiança de contar histórias mais longas. Ao mesmo tempo, não abandonei os contos, tenho vários escritos. Hoje eu tenho uma percepção mais precisa da história que rende conto e da que rende um romance. Ainda assim, esse cálculo não é perfeito. Por exemplo, esse ano eu concluí a escrita de um novo romance, Os Vermes (estou dando com exclusividade aqui), que começou como um conto e aí a coisa ‘saiu do controle’, fui criando mais situações e acabei com um romance curto.
Toca o Terror – Muitas dos seus contos se passam em ambientes rurais e outros são histórias de época. Em O Condomínio, você adentra um espaço completamente urbano e que se passa nos dias atuais. É mais fácil de escrever?
Frederico Toscano – É mais fácil escrever histórias de horror em ambientes rurais, com isolamento social e geográfico, e em épocas anteriores, pois a tecnologia vai diminuindo o horror. Você cria situações com mais facilidade. Antigamente não dava pra chamar um Uber para fugir. Escrever o horror nos tempos modernos é mais desafiador e eu queria passar por isso. Entre os meus contos, tenho bastante histórias contemporâneas e em ambientes urbanos. No caso de O Condomínio, esse prédio existe, eu morei lá, então não tinha como não se passar nos dias de hoje. A ideia de escrever veio do isolamento que eu percebia desses condôminos. Mesmo sendo um prédio pequeno, você não via muito contato entre as pessoas.
Toca o Terror – Então, O Condomínio foi inspirado em um prédio em que você morou. O que do seu cotidiano entra nas suas obras?
Frederico Toscano – A ideia do livro é que essas pessoas estão em uma panela de pressão, que vai piorando, até a explosão. Isso pra mim é uma espécie de resumo do que são as relações sociais da contemporaneidade. Ainda mais quando você pega pessoas que são obrigadas a morar juntas. Morar em um prédio é isso. Você está morando em uma comunidade verticalizada, que divide corredores, garagens, funcionários. E quando você coletiviza as coisas em uma sociedade individualista como a nossa, leva à tensão, discussões e brigas. É um microcosmo da democracia e isso, no livro, ganha contornos sobrenaturais. Quem participa de reuniões de condomínio sabe o quanto é assustador, pois você fala com pessoas que até odeia para chegar a decisões que sejam para o bem comum. Há notícias reais de reuniões de condomínio que terminaram até em morte.
Toca o Terror – Teve alguma ‘história de prédio’ que te influenciou? Pergunto porque isso é quase um ‘subgênero’ do cinema de terror, tipo O Bebê de Rosemary, A Sentinela dos Malditos, até o novo Evil Dead.
Frederico Toscano – Na verdade não. Eu acho que os escritores e diretores estão percebendo mais esse tema, a tensões nos ambientes urbanos. Eu não me baseei em nenhuma referência, foi minha vivência mesmo. O que eu acho é que estamos numa época de horror condominial, principalmente nessa urbanização não democrática que a gente vê nas capitais do Brasil. As pessoas estão cada vez mais espremidas, o poder público age em conluio com as empresas, que vão rifando a cidade, derrubando prédios e casas antigas para construir edifícios cada vez mais altos, com apartamentos cada vez menores, cada vez mais caros. E, junto com isso, aumenta a tensão que já existia. Então a tendência é que fique cada vez pior e a vida real reflita a ficção e vice-versa.
Serviço:
CEPE lança “O Condomínio”, romance de Frederico Toscano
Onde: Castigliani Cafés Especiais (Estr. do Encanamento, 323, Parnamirim, Recife)
Quando: 06 de julho, sábado
Horário: 16h
Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!
Eventos
EVENTO: Escape Hotel São Paulo – Halloween 2022
O Escape Hotel preparou uma ação especial de Halloween que promete doses extras de suspense e adrenalina para quem for jogar no período de 15 de outubro a 2 de novembro na casa dos jogos de escape em São Paulo.
A experiência de terror contará com dois eventos e atrações exclusivas. Em 29 de outubro, os jogadores serão surpreendidos a partir das 15 horas com a aparição ao vivo de personagens macabros dentro de todas as salas de jogos e nas áreas comuns das unidades Moema e Faria Lima.
Até o dia 2 de novembro, o universo de terror ganha novos contornos na unidade do Escape Hotel Moema com a aventura slasher ‘O Retorno de Jason’ – um short game inédito e em edição limitada no qual os jogadores terão até dez minutos para procurar pistas no acampamento de Crystal Lake (Sexta-Feira 13), também conhecido como Camp Blood, para tentar escapar de um dos assassinos mais terríveis de todos os tempos.
O Escape Hotel funciona de segunda a domingo, inclusive feriados, com atendimento das 9h às 21h e jogos das 10h às 23h30, na Avenida Eusébio Matoso, 191 (Unidade Faria Lima, ao lado do Shopping Eldorado) e na Avenida Miruna, 770 (Unidade Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera), na capital paulista. Para mais informações sobre as salas de jogos e os dois eventos de Halloween, incluindo reservas, valores por pessoa e quantidade de participantes por sala, acesse www.escapehotel.com.br ou entre em contato com o Fone/WhatsApp (11) 3637-0007.
HALLOWEEN DUPLO NO ESCAPE HOTEL
O Retorno de Jason | Short game de terror (Edição limitada)
Quando: 15 de outubro a 2 de novembro
Onde: Unidade Moema (Avenida Miruna 770) | São Paulo SP
Halloween – Salas de jogos com personagens de terror ao vivo
Quando: 29 de outubro – A partir das 15 horas
Onde: Unidade Faria Lima (Avenida Eusébio Matoso 191) e Unidade Moema (Avenida Miruna 770) | São Paulo SP
Informações e reservas: (11) 3637-0007
Redes Sociais: facebook.com/escapehotelbrasil e @escapehotelbrasil
Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!
Eventos
EVENTO: Lançamento do livro “O hóspede” (2022)
O cineasta e pesquisador Leo Falcão estreia na literatura com o livro de contos “O hóspede”. Com edição pela Vacatussa e ilustrações feitas pelo próprio autor, o livro já está à venda no site da editora (www.vacatussa.com.br) e será lançado em evento presencial no Cinema do Museu – Fundaj, sábado, dia 28 de maio, às 16 horas. No evento, com entrada gratuita, será exibida uma mostra dos curtas de Leo Falcão, seguida de conversa do autor sobre sua produção ficcional. A entrada é gratuita.
O hóspede reúne oito contos de ficção com histórias povoadas por seres misteriosos, fatos estranhos e acontecimentos inexplicáveis. Embora os contos possam ser lidos de forma independente, uma leitura do conjunto revela alguns pontos de contato entre as narrativas, permitindo ao leitor adentrar no universo ficcional do livro e vivenciar, ele próprio, a experiência dos personagens.
Em meio a histórias de pesquisas em documentos históricos, expedições arqueológicas, turbulências aéreas, disputas empresariais, reflexões sobre a arte e a religião; o leitor vai coletando pistas e estabelecendo conexões, num processo em que a leitura vira uma espécie de investigação, na tentativa de desvendar os estranhos acontecimentos que entrelaçam os contos.
Uma variedade que se traduz em escolhas narrativas. Por diferentes perspectivas, com cada conto em seu próprio ritmo e estilo, o escritor nos apresenta um mundo semelhante ao nosso, mas envolto numa aura sobrenatural. Apesar dos diversos caminhos abertos pelo autor, eles convergem para um único personagem, em torno do qual orbitam as histórias. Um eixo que às vezes se impõe com protagonismo, ora é apenas um tema abstrato, ora assume o papel de narrador e às vezes aparece como um mero coadjuvante.
“O hóspede” é o primeiro livro de uma série de obras que Leo Falcão vem desenvolvendo para expandir esse universo ficcional, inclusive com alguns pontos de contatos com sua produção audiovisual. Os contos reunidos na obra foram escritos e sendo revisitados pelo autor por quase 20 anos. Durante esse período, apenas o conto Tempestade foi publicado numa versão em inglês (The storm) na Greenbeard Magazine Winter Issue, em 2010, com tradução de Mariana Sabino. Todos os outros permaneceram inéditos até agora.
Sobre o autor – Leo Falcão tem uma trajetória dentro das narrativas contemporâneas consolidada ao longo de 25 anos como cineasta, acadêmico e designer de conteúdo. Hoje, além de cinema, TV e streaming, seu trabalho abrange várias áreas, como literatura, teatro, jogos e artes integradas, unindo a prática criativa (que vai de roteiros audiovisuais a projetos transmídia) com a reflexão científica. É também músico, doutor em Design e professor. O filme Sujeito Oculto, seu primeiro longa-metragem de ficção, venceu o Prêmio de Melhor Filme no festival Fantaspoa, em Porto Alegre.
Lançamento do livro “O hóspede”
Onde: Cinema do Museu (Av. 17 de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife-PE).
Quando: Dia 28 de maio, às 16h.
Entrada gratuita
Mais infos: www.vacatussa.com.br
Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!
-
Críticas5 anos atrás
CRÍTICA: Tumba Aberta (2013)
-
Críticas5 anos atrás
CRÍTICA: February (2015)
-
Críticas6 anos atrás
CRÍTICA: Banana Splits – O Filme (2019)
-
Críticas4 anos atrás
CRÍTICA: O Homem nas Trevas (2016)
-
Críticas12 anos atrás
CRÍTICA: Begotten (1991)
-
Críticas9 anos atrás
CRÍTICA: A Bruxa (2016)
-
Dicas5 anos atrás
CURIOSIDADES: 13 Fatos que Você não Sabia sobre Jason e a Franquia Sexta-Feira 13
-
Dicas5 anos atrás
DICA DA SEMANA: Flu (2013)