conecte-se conosco

Galeria

LISTA: Mulheres e Cinema de Terror

Publicados

em

Mulheres e Cinema de Terror

Neste dia 08 de março, dia de celebração e luta pela igualdade dos direitos da mulher, pedimos a algumas mulheres fãs do horror para indicar alguns filmes. Mas não são filmes quaisquer e sim filmes do gênero que foram dirigidos por outras mulheres. Esse não foi um pedido à toa.

Você sabia que apenas 6,4% dos filmes de Hollywood são dirigidos por mulheres? Pois é… o dado informado por pesquisa conduzida pela Associação Norte-Americana de Diretores (DGA) revela o quanto é desigual o espaço dado a mulheres no cinema. Por isso, mais que nunca é importante dar visibilidade a elas não só aqui em um recorte de gênero predominantemente masculino, mas em tudo o que se faz nas artes e no mercado de trabalho. Para acompanhar mais informações sobre o tema, visite: http://mulhernocinema.com

Com a palavra agora, nossas colaboradoras e fãs de filmes de terror:


PATRÍCIA ROBERTA
(Estudante)

Sempre fui fã de cinema de horror, mas muito me incomodava o fato do gênero ser tão sexista e machista em sua maioria. Nesse sentido foi uma surpresa quando descobri que alguns dos filmes que eu já tinha visto tinham sidos dirigidos e/ou produzidos por mulheres (alguns dos quais eu só descobri recentemente) e foi ai que comecei a procurar mais mulheres dentro da cena.

Filme indicado:
Honeymoon (2014)
Diretora: Leigh Janiak

O filme que eu escolhi faz parte de uma cena indie americana. “Honeymoon” conta a história de um casal recém-casado que está indo passar a lua de mel em um chalé (numa floresta) que pertence à familía da noiva. De início tudo está lindo e feliz, até que algo estranho acontece enquanto eles dormem e o clima de felicidade muda para algo misterioso e levemente sombrio (e é claro que acaba entrando em clichês já conhecidos do cinema de horror).
Gosto do filme porque de certa forma ele me prendeu, a diretora consegue construiur uma atmosfera sinistra de uma forma sutil, os créditos técnicos e efeitos especiais simples também são pontos positivos no filme e no geral é um filme que dá pra agitar alguns medos e pesadelos. Espero que gostem da sugestão.




BEATRIZ SALDANHA
(Pesquisadora e crítica de cinema)

Filme escolhido:
O Despertar de Lilith (2016)
Diretora: Monica Demes

Cada vez mais mulheres têm se interessado em dirigir filmes de horror e isso é ótimo, pois acredito que o horror seja um gênero muito feminino. Com as scream queens, as mulheres sempre estiveram muito presentes neles, mas tê-las do outro lado da câmera é algo realmente interessante, pois assim podem falar com propriedade sobre assuntos que lhes dizem respeito.
Este é o caso de “O Despertar de Lilith” (2016), sobre uma moça que sofre repressão da parte do pai e do marido, e que tem um colega de trabalho que a assedia. A cantora Bárbara Eugênia interpreta uma vampira que faz com que a protagonista inicie um processo de transformação em busca da descoberta e do domínio do próprio corpo.
Com elenco estrangeiro, foi dirigido nos Estados Unidos por Monica Demes, cearense radicada no Rio de Janeiro. No Brasil esta co-produção foi exibida em dois festivais: Boca do Inferno (SP) e TRASH (GO), no final de 2016. Esse é o primeiro longa-metragem de Monica, vale a pena ficar de olho no lançamento e nos projetos que estão por vir; não apenas por uma questão temática, mas também porque a diretora tem um estilo bastante marcante ao filmar em P&B, além de uma proposta de horror delicada, mas incisiva, por vezes evocando o cinema de David Lynch, de quem foi aluna.



CAMILA
(Professora)

Filme indicado:
American Mary (2012)
Diretoras: Jen Soska e Sylvia Soska

Este é um filme com texturas fetichistas onde a modificação corporal é levada a sério pelos clientes de Bloody Mary. É interessante notar a mudança de percepção da personagem sobre sua função: o que a princípio parece carregar uma atmosfera de asco e repulsa (a bizarrice nos primeiros clientes por exemplo) passa a ser encarado por Mary como uma forma de expressão quase artística. A linda atriz de Ginger Snaps, Katharine Isabelle, tem um desempenho bom ao encarnar tanto um rosto angelical quanto sensual.




TATI RÉGIS
(Artesã)

Queria indicar dois filmes. São meus mais recentes queridinhos filmes de terror dirigidos por mulheres.

Filme indicado 1:
Amer (2009)
Direção: Helene Catett e Bruno Forzani

Amer” é um filme de terror diferentão. Me fez pensar nele por dias. Com uma abordagem experimental e conceitual em estilo Giallo, é aberto a diversas interpretações. O filme é dividido em 3 partes, todos com a mesma personagem. Ana tem em sua infância experiências que moldam sua personalidade na fase adolescente e adulta. Quase não tem diálogos, e disso gosto bastante, é cheio de erotismo, violência explícita, simbolismos e metáforas. Tem bastante semelhança com filmes de Argento, no que se refere a estética e é bem Hitchcokiano no quesito suspense. Pra quem não tem medo de filme diferentão, recomendo.

Filme indicado 2:
XX (2017)
Diretoras: Sofia Carrillo, Roxanne Benjamin, Karyn Kusama, Annie Clark e Jovanka Vuckovic

Este filme já merece atenção por ser uma antologia de terror dirigido, roteirizado e protagonizado apenas por mulheres. São quatro segmentos com abordagens que permeiam o “mundo feminino” como seus medos, angústias e desejos. Suspense, mortes, monstros, etc. Outra coisa a se observar nesse filme, é o curta em animação feito em stop motion por Sofia Carrillo. A cada intervalo das 4 histórias, mostra-se um pouco da animação, tendo sua conclusão (linda, por sinal), ao final de tudo.



CAROL PURELAC
(Jornalista)


Filme indicado:

American Psycho (2000)
Diretora: Mary Harron

American Psycho” é uma escolha meio óbvia: além da direção, a adaptação do roteiro também é toda feminina. Eu o escolhi por N motivos: a priori por Christian Bale (que é um dos meus atores preferidos), também porque em 2000 eu não assistia slasher ou filmes muito sanguinolentos. Quando vi “American Psycho” fiquei encantada. Abriu portas pra muita coisa! Poderia escolher um filme mais diferentão pra citar, como “Humanoids from the Deep”, por exemplo, mas vou optar pelo mais significativo pra mim, pois foi mais ou menos ali que o vício começou.



ADRIANA ARAÚJO
(Comerciante)

Filme indicado:
The Babadook (2014)
Diretora: Jennifer Kent

The Babadook” é um dos melhores filmes de terror psicológico feito nos últimos dez anos. A diretora, Jennifer Kent, sabe imprimir uma atmosfera de dúvida e medo que permanece até o fim. A escolha de um garoto como catalisador dos eventos é muito acertada: o universo infantil é ambíguo. Além dele também recomendo “Near Dark – Quando Chega a Escuridão” (Kathryn Bigelow, 1987) e “Pet Sematary – O Cemitério Maldito” (Mary Lambert, 1989).



CLARA PAIVA ESTRELA
(Publicitária)

Com mulheres no comando da direção, listei alguns filmes que realmente gosto muito.

Filme Indicado 1:

Encaixotando Helena (1993)
Diretora: Jennifer Lynch

“Encaixotando Helena”, de Jennifer Lynch, abre a lista só com pontos positivos: a temática perturbadora (e para mim, ainda hoje, inovadora); a dupla de protagonistas afiadíssima e “Helena”, a maravilhosa música dos Misfits (que não tá na trilha, mas vale o play depois dos créditos finais).


Filme Indicado 2:

Kiss of the Damned (2012)
Diretora: Alexandra Cassavetes

O próximo filme é um delírio para os olhos. Dá até um arrepio. A fotografia, os atores, os ângulos, a trilha e a temática, tudo junto, me deixa com vontade de transar. “Kiss of the Damned”, de Alexandra Cassavetes é lindo. Vampiros meio à moda antiga, com o que a gente mais gosta: desejos proibidos, muito sangue e muito sexo. Está disponível no Netflix e para mim, é uma verdadeira jóia.

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Galeria

RETROSPECTIVA: Melhores e Piores de 2021

Publicados

em

Retrospectiva

E chegou aquele momento tão esperado com a nossa retrospectiva de destaques do cinema de horror em 2021. Neste ano fizemos até uma live, vejam só! Mas pra você que tem pressa e não quer assistir tudo, fizemos aqui uma listinha compilada com os melhores e piores filmes do ano de acordo com cada um dos integrantes do Toca O Terror.



GERALDO

Top 3 MELHORES

Saint Maud
A Lenda de Candyman
Noite Passada em Soho

Top 3 PIORES

Army of the Dead: Invasão em Las Vegas
Maligno
Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio


BOSCO

MELHORES

Titane
Noite Passada em Soho
Saint Maud

PIORES

O Homem nas Trevas 2
The Medium
Maligno


JARMESON

#Top

Noite Passada em Soho
A Lenda de Candyman
Rua do Medo: 1994/1978/1666

#Not

Rogai Por Nós (The Unholy)
Army of The Dead: Invasão em Las Vegas
Maligno


JÚLIO

3 MELHORES

A Lenda de Candyman
The Medium
Gaia

3 RUINS

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio
Maligno
Na Mente do Demônio (Demonic)


OSVALDO

Top 3

Tempo (Old)
Noite Passada em Soho
A Classic Horror Story

Prêmio Facão no Bucho

Halloween Kills

Prêmio Água de Chuca

Maligno

Não vi e nem verei

Army of The Dead: Invasão em Las Vegas
O Homem nas Trevas 2
Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio


Agora assista ao video e tire suas próprias conclusões! Feliz 2022!

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Galeria

LISTA: Filmes que se passam no Halloween mas que não são da franquia Halloween

Publicados

em

Saindo um pouco do convencional com uma lista de cinco filmes recentes de terror que se passam em dias como este



“Festa Assassina” (Murder Party)
Em uma clássica comédia de terror, onde a pessoa errada vai pro lugar errado na hora errada, encontramos Chris, um típico sujeito qualquer que se depara com um convite de uma festa de Halloween na rua e resolve encarar a diversão. Chegando lá no local, descobre da pior maneira que a festa é apenas para os caras que querem se divertir com sua presença em um tipo de performance doentia. Rápido e divertido, o filme dosa bem a violência e o humor em um roteiro inusitado.
(mais…)

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Galeria

LISTA: 10 filmes sobre pessoas isoladas ou em confinamento forçado

Publicados

em

filmes sobre pessoas isoladas

A situação atual não encontra paralelo na história da humanidade. As pandemias de séculos anteriores não chegaram a alcançar um nível assim tão intenso em escala global para afetar simultaneamente o convívio social, as atividades econômicas e o deslocamento humano. É como se estivessemos vivendo em um episódio de Além da Imaginação ou na pele de alguns dos personagens dos filmes listados abaixo.

Considerando o momento e aproveitando a oferta de canais de streaming para filmes por aí, recomendamos dez obras mais ou menos recentes que apresentam situações de confinamento forçado e pessoas isoladas involuntariamente. Note que a lista apresenta filmes que já foram resenhados aqui no Toca o Terror e eventualmente alguns deles podem ter saído do catálogo das plataformas temporariamente.



Ao Cair da Noite (It Comes at Night)

As cenas se sucedem e você vai juntando as peças para entender que os personagens estão em um mundo assolado por uma ameaça biológica que deixa feridas fatais em suas vítimas. No fim das contas, este mundo se resume a uma floresta e uma casa ali no meio com uma família armada contra os possíveis perigos externos. [ Leia + ]
* Disponível na Netflix



Mortos que Matam (The Last Man on Earth)

Uma doença/praga transformou os humanos em uma espécie de vampiros. Eles dormem durante o dia e saem para caçar quando anoitece. O cientista Dr. Robert Morgan (Vincent Price), que se mostra imune à infecção, acredita que é “o último homem na Terra” e decide trabalhar incansavelmente para descobrir a cura da moléstia. [ Leia + ]

* Disponível no YouTube e Darkflix



O Nevoeiro (The Mist)

Na trama, acompanhamos um grupo de pessoas refugiadas em um supermercado por conta de um misterioso nevoeiro que toma conta de uma pequena cidade e que esconde estranhas criaturas prontas pra tocar o terror. [ Leia + ]

* Disponível na Amazon Prime Video



Os Parecidos (Los Parecidos)

Um incidente meteorológico acabou atrasando todas as viagens de ônibus e não há mais previsão para as próximas partidas. O problema é que a demora do ônibus em chegar em uma estação no meio do nada não é o único problema. Há um estranho fenômeno acontecendo simultaneamente pelo país e pelo mundo e que logo afetará os personagens que vemos em tela. [ Leia + ]

* Disponível na Netflix



Um Grito na Noite (Kristen)

O pânico de uma mulher sozinha em um local isolado ao longo da noite com um maníaco ao redor. É evidente que você já viu uma história parecida assim em vários filmes de terror. Pelo menos desde “Black Christmas” que vemos assassinos ameaçando mulheres por telefone para testar os seus limites. [ Leia + ]

* Disponível na Amazon Prime Video



O Último Suspiro (Dans La Brume)

Em um dia como outro qualquer, ocorre um súbito terremoto na cidade e uma densa névoa começa a invadir as ruas e sufocar as pessoas. E como a névoa não aparenta se dissipar facilmente, as pessoas tem que se proteger de sua chegada iminente tentando obter máscaras, tubos de oxigênio e prender a respiração para não inalar os gases tóxicos. [Leia +]

* Disponível no Now, Telecine Play e Looke



Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane)

Ao longo do filme vamos descobrindo pouco a pouco os segredos do estranho homem que mantém a jovem como hóspede e refém ao mesmo tempo. Sempre com tom dúbio mas ameaçador, Howard alerta os seus convidados sobre a ameaça que perambula na Terra desde o dia do acidente e que coincidentemente marca o início dos ataques em massa no planeta. [ Leia + ]

* Disponível no YouTube e Google Play



Pandorum (Pandorum)

À deriva dentro da embarcação futurista Elysium que deveria chegar ao planeta Tanis noutra galáxia, dois astronautas estão tentando descobrir o que fazer, onde estão e o que aconteceu com o restante da tripulação à bordo. E descobrem da pior maneira possível que a Elysium não está tão abandonada assim. [ Leia + ]

* Disponível na Amazon Prime Video



O Farol (The Lighthouse)

A dupla Pattinson/Dafoe é dirigida sob um olhar que parece querer deles, exatamente, a máxima visceralidade do que pode vir a ser aqueles personagens. Ali, duas pessoas isoladas com a força de um farol que sugere trevas e luz, e o peso do que cada um destes carrega em si – do que fizeram ou não em seu passado – a dupla se inflama em cena num filme carregado de mitologias náuticas. [Leia +]

* Disponível no Now, Google Play e Looke



O Exército do Extermínio (The Crazies)

Uma arma biológica produzida pelo exército americano é, acidentalmente, dissipada em uma pequena cidade da Pennsylvania. Quem fica contaminado começa a perder a sanidade e se torna uma ameaça para as outras pessoas. É aí que os militares, fazendo merda atrás de merda, resolvem colocar o lugar em quarentena, começam a combater os infectados e deter quem ainda pode ser salvo. [ Leia + ]

* Disponível no YouTube e Darkflix

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Trending