Connect with us

Eventos

EVENTO: X FANTASPOA (Porto Alegre)

Published

on

fantaspoa 2014

O que há de melhor no cinema contemporâneo de horror estará presente no FANTASPOA – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, que chega em 2014 à sua décima edição. Na programação do evento, que vai do dia 09 a 25 de maio, serão apresentados mais de 150 filmes, sendo 66 longas inéditos no país.

Os filmes estarão agrupados em sete diferentes mostras: Competitiva de Curtas-Metragens; Exibições Especiais; Homenageados; Apocalipse Zumbi; Panorama; Competitiva Ibero-Americana; e Competitiva Internacional. Como já é tradicional no festival, serão realizadas 37 sessões comentadas, com a presença de mais de 50 convidados de todo o mundo e um concerto com o músico britânico Simon Boswell e shows das bandas Alohatomic (SP) e PhantomPowers (RS).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=6rLEIpP8His?feature=player_embedded&w=640&h=360]

E comemorando os 40 anos da Troma, o FANTASPOA também vai celebrar as três décadas de lançamento do clássico “O Vingador Tóxico”, com sua exibição na abertura do festival. A ocasião será ainda mais especial porque o diretor Lloyd Kaufman estará presente para conversar com o público após a exibição do filme. Além das sessões dedicadas aos filmes da Troma, o evento vai apresentar ainda alguns novos clássicos cults como “Santa Sangre”, “Hardware – O Destruidor do Futuro”, a trilogia “Basket Case” e “Alferd Packer: The Musical”, de Trey Parker e Matt Stone, antes de criarem South Park.

Este ainda é o ano em que o festival apresentará o primeiro filme produzido pela Fantaspoa Produções: “Jorge e Alberto Contra os Demônios Neoliberais”, em uma coprodução com a Argentina. É assim que o FANTASPOA se consolida cada vez mais no calendário de eventos culturais do país e de festivais de cinema de gênero do mundo.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=eC-OD5kfd7E&w=534&h=360]

Os ingressos para as sessões do FANTASPOA no Cine Santander Cultural possuem um preço único de R$6,00 (seis reais) e podem ser comprados com antecedência pelo site www.ingressorapido.com.br. As demais salas que exibem filmes da programação (Cine Bancários, Sala Eduardo Hirtz e Sala Paulo Amorim) começam a vender os ingressos 30 minutos antes das exibições.

Mais informações: http://www.fantaspoa.com

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

EVENTO: Mostra Mestras do Macabro – Segunda Edição (SP)

Published

on

A SEGUNDA EDIÇÃO DA MOSTRA ‘MESTRAS DO MACABRO’ TRAZ O HORROR FEITO POR MULHERES PARA AS TELAS DO CCBB SP

Mostra Mestras do Macabro

“Virtuosas”, de Cintia Domit Bittar

O CCBB São Paulo recebe, de forma gratuita, a segunda edição da Mostra Mestras do Macabro – As cineastas do horror ao redor do mundo entre os dias 18 de abril a 24 de maio, destacando o trabalho de mulheres de diversas partes do mundo na realização de filmes de horror.

Após o sucesso da primeira edição, que levou mais de 1.500 pessoas ao cinema do CCBB, a Mostra retorna para celebrar as mulheres neste gênero historicamente dominado por homens, mas que tem sido cada vez mais enriquecido pela perspectiva feminina. A curadoria é da pesquisadora e especialista Beatriz Saldanha, que reuniu filmes exemplares do horror contemporâneo, passando pelo cinema independente, mainstream e até o experimental, como é o caso da videomaker estadunidense Cecelia Condit que, ao lado da cineasta francesa Marina de Van e da atriz brasileira Gilda Nomacce, é uma das homenageadas desta edição. A produção da retrospectiva é da BLG Entretenimento.

A mostra também dará destaque a mulheres em funções como roteiro, montagem e fotografia, ampliando o olhar sobre a participação feminina no cinema, evidenciando sua atuação em áreas fundamentais da produção audiovisual.

“Love Kills”, de Luiza Shelling Tubaldini

Composta por 28 longas-metragens e 10 curtas brasileiros e internacionais que representam o melhor do horror das últimas décadas, o evento destaca o trabalho de mulheres que fizeram e seguem fazendo a história do gênero.

“É gratificante conceber uma retrospectiva dedicada a mulheres que, ainda que tenham contribuído de maneira essencial para o horror desde o início, muitas vezes seguem anônimas ou muito pouco conhecidas. Reivindico que o horror é um gênero profundamente feminino e sobre o qual as mulheres têm mais propriedade do que ninguém”, afirma a curadora.

Além das exibições e homenagens, a Mostra promove diversas atividades presenciais, incluindo o curso “A abjeção feminina como estratégia de libertação no cinema de horror”, ministrado pela curadora Beatriz Saldanha, a masterclass “Rainha do grito por excelência: técnicas de performance para filmes de horror”, com a icônica Gilda Nomacce, a mesa de debate “O corpo desfeito, o corpo refeito: horror e autodescoberta feminina” com a roteirista Carissa Vieira e a crítica Isabel Wittmann, além de duas pré-estreias de filmes nacionais com bate-papos e recursos de acessibilidade: “Love Kills”, da diretora Luiza Shelling Tubaldini e “Virtuosas”, de Cíntia Domit Bittar. Monica Demes, cineasta cearense radicada no Rio de Janeiro, estará presente na sessão de “O Despertar de Lilith”, filme que realizou nos Estados Unidos e onde a cantora Bárbara Eugênia faz o papel de uma vampira que seduz a protagonista.

“O Despertar de Lilith”, de Monica Demes

Ao realizar a mostra “Mestras do Macabro 2“, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece ao público um espaço acolhedor para o público fã de horror e os que desejam desbravá-lo. Além de reconhecer e valorizar o talento das mulheres que se dedicam ao gênero, a mostra reforça a relevância de refletir sobre o horror e os desafios de ser mulher no mundo contemporâneo. Além de reconhecer e valorizar o talento dessas cineastas e produtoras, a mostra contribui para a transformação do gênero de horror, enriquecendo-o com novas perspectivas, conscientizando o público sobre a equidade de gênero no cinema e inspirando futuras gerações de mulheres a ingressarem na indústria cinematográfica.

A mostra é gratuita e ocorre em três unidades do CCBB: em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. No Rio, a mostra vai de 15 de abril a 18 de maio; em São Paulo, começa no dia 18 de abril até 24 de maio; em Brasília, a programação começa em 30 de junho e se estende até 02 de agosto.

PROGRAMAÇÃO CCBB São Paulo

Semana 1
Dia 18 de Abril – sábado
16h – Hollywood 90028 – 87 minutos – 18 anos

Dia 19 de Abril – domingo
15h30h – Possuída – 108 minutos – 18 anos

Dia 20 de Abril – segunda-feira
18h – Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário – 91 minutos – 16 anos

Dia 21 de Abril – terça-feira
16h30 – Love Kills (Leg. Descritiva, Audiodescrição, LIBRAS) – 97 minutos – 16 anos
18h30 – Bate-papo com a diretora Luiza Shelling Tubaldini – 45 minutos

Semana 2
Dia 22 de Abril – quarta-feira
17h30 – Vida Celeste – 113 minutos – 16 anos

Dia 23 de Abril – quinta-feira
18h – Mary Mórbida – 103 minutos – 18 anos

Dia 24 de Abril – sexta-feira
18h – Garota Sombria Caminha Pela Noite – 101 minutos – 16 anos

Dia 25 de Abril – sábado
16h – Criaturas 3 (Leg. Descritiva) – 84 minutos – 14 anos

Dia 26 de Abril – domingo
16h – O Vingador Tóxico – 82 minutos – 18 anos

Dia 27 de Abril – segunda-feira
17h30 – A Maldição De Carrie – 105 minutos – 18 anos

Semana 3
Dia 29 de Abril – quarta-feira
17h30 – Atlântico – 106 minutos – 12 anos

Dia 30 de Abril – quinta-feira
18h – Sessão de curtas: o horror experimental de Cecelia Condit – 80 minutos – 16 anos
O Monstro Em Mim – 08 minutos
Debaixo Da Pele – 12 minutos
Talvez Em Michigan– 12 minutos
Subúrbios Do Éden – 16 minutos
Oh, Rapunzel! – 25 minutos
Eu Tinha Medo – 07 minutos

Dia 01 de Maio – sexta-feira
18h – Mente Paranoica – 82 minutos – 18 anos

Dia 02 de Maio – sábado
15h – Em Minha Pele – 95 minutos – 18 anos
16h45 – Debate com a Curadora Beatriz Saldanha e Críticas convidadas – 80 minutos

Dia 03 de Maio – domingo
16h – Censora – 84 minutos – 16 anos

Dia 04 de Maio – segunda-feira
18h – Evolução – 81 minutos – 18 anos

Semana 4
Dia 06 de Maio – quarta-feira
17h30 – A Flor Da Felicidade – 105 minutos – 12 anos

Dia 07 de Maio – quinta-feira
18h – Criaturas 3 (Leg. Descritiva) – 84 minutos – 14 anos

Dia 08 de Maio – sexta-feira
18h – O Lado Sombrio – 90 minutos – 16 anos

Dia 09 de Maio – sábado
14h – Masterclass com a atriz Gilda Nomacce – 120 minutos 16 anos
16h30 – Sessão De Curtas: Homenagem A Gilda Nomacce – 76 minutos – 16 anos
Nua Por Dentro Do Couro, De Lucas Sá – 22 minutos
O Segredo Da Família Urso, De Cíntia Domit Bittar – 21 minutos
Lilith, De Edem Ortegal – 20 minutos
5 Estrelas, De Fernando Sanches – 15 minutos

Dia 10 de Maio – domingo
16h – Cemitério Maldito II – 100 minutos – 16 anos

Dia 11 de Maio – segunda-feira
17h30 – Encontro Com O Passado – 110 minutos – 14 anos

Semana 5
Dia 13 de Maio – quarta-feira
18h – Sombrio – 112 minutos – 18 anos

Dia 14 de Maio – quinta-feira
18h – Vingança preventiva – 88 minutos – 18 anos

Dia 15 de Maio – sexta-feira
15h00 – Curso com Beatriz Saldanha – Aula 1 – 120 minutos – 16 anos
17h30 – Possessão – 124 minutos – 18 anos

Dia 16 de Maio – sábado
15h00 – Curso com Beatriz Saldanha – Aula 2 – 120 minutos – 16 anos
17h30 – Sessão de curtas: o horror experimental de Cecelia Condit – 80 minutos – 16 anos
O Monstro Em Mim – 08 minutos
Debaixo Da Pele – 12 minutos
Talvez Em Michigan– 12 minutos
Subúrbios Do Éden – 16 minutos
Oh, Rapunzel! – 25 minutos
Eu Tinha Medo – 07 minutos

Dia 17 de Maio – domingo
15h30h – A Mulher Dos Ossos – 97 minutos – 16 anos

Dia 18 de Maio – segunda-feira
18h – Pesadelo Final, A Morte De Freddy: A Hora Do Pesadelo 6 – 89 minutos – 16 anos

Semana 6
Dia 20 de Maio – quarta-feira
18h – O Lago Da Perdição – 93 minutos – 16 anos

Dia 21 de Maio – quinta-feira
18h – Vingança Preventiva – 88 minutos – 18 anos

Dia 22 de Maio – sexta-feira
17h30 – (Re)Nascer – 101 minutos – 16 anos

Dia 23 de Maio – sábado
15h00 – O Despertar De Lilith – 80 minutos – 16 anos
16h30 – Bate-papo com a diretora Monica Demes – 60 minutos – 16 anos

Dia 24 de Maio – domingo
15h – Virtuosas (Leg. Descritiva, Audiodescrição, LIBRAS) – 90 minutos – 16 anos

MOSTRA ‘MESTRAS DO MACABRO 2’
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 18 de abril a 24 de maio
Ingressos Gratuitos – Disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
Classificação indicativa: Conforme a programação
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento CCBB: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue Reading

Eventos

Cinema São Luiz recebe mostra de filmes de terror nordestino

Published

on

Os fãs de cinema de horror têm um encontro marcado neste domingo (27), às 18h45, no Cinema São Luiz, no Recife. A mostra “Panoramas do Horror no Nordeste”, com curadoria de Queops Negronski, traz uma seleção especial de sete curtas-metragens que mergulham nas sombras e mitologias do imaginário nordestino.

A sessão gratuita apresenta narrativas que transitam entre o real e o fantástico, com criaturas misteriosas, lendas regionais, assombrações e maldições. Ao final da exibição, o público poderá participar de um debate sobre os filmes.

Confira os títulos exibidos:


A BOTIJA, O BEATO E A BESTA-FERA
Dir: Tulio Beat

Inspirado na literatura de cordel e nas histórias tradicionais do sertão, o filme acompanha um beato dividido entre a fé e a ganância ao seguir pistas sobre uma botija encantada.


CLAUDIO
Dir: Calebe Lopes

Um homem caminha pela cidade sem perceber que há algo — ou alguém — ao seu lado.


MÃE
Dir: Natália Tavares

Em um povoado isolado do Sertão, o desaparecimento de homens desperta a suspeita de um menino de 11 anos sobre sua própria mãe. Realidade e sobrenatural se confundem nessa trama marcada pelo abandono.


100 EM 1
Dir: André Pinto

Uma maldição se espalha como um vírus, acelerando a vida das pessoas a cada minuto.


MONSTRO DA VÁRZEA
Dir: André Pinto

Moradores do bairro da Várzea, no Recife, enfrentam o terror causado por uma criatura misteriosa que começa a ser captada por câmeras domésticas.


QUANDO CHEGAR A NOITE, PISE DEVAGAR
Dir: Gabriela Alcântara

Ao se mudar para um novo apartamento, Caia passa a ser atormentada por uma presença inexplicável e busca forças nos espíritos para enfrentar seus medos.


MACHO CARNE
Dir: George Pedrosa

Ele camufla os sentimentos através da pele e anseia que sua carne se rasgue algum dia. Uma ode poética ao fetichismo do corpo, suor e sangue, um fantasma ardente.

A entrada é gratuita e será feita por ordem de chegada, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.


 
SERVIÇO
Mostra “Panoramas do Horror no Nordeste”
📅 Domingo, 27 de julho, às 18h45
📍 Cinema São Luiz — Rua da Aurora, 221, Recife
🎟 Entrada gratuita | Classificação indicativa: consultar no local

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue Reading

Eventos

ENTREVISTA: Frederico Toscano lança romance de horror no Recife (Jul/2024)

Published

on

Frederico Toscano

Nos últimos anos, o pernambucano Frederico Toscano talvez tenha sido o escritor de literatura fantástica mais workaholic da sua geração. Em 2019, ele lançou Carapaça Escura, sua estreia como autor. Dois anos depois, com O Rinoceronte na Parede, ele se consolidou. Esses dois livros de contos, pra lá de bem recebidos pela crítica, colocaram Frederico no radar. Neste sábado (6), o escritor dá mais um passo importante e lança, no Recife, seu primeiro romance: O Condomínio, editado pela Companhia Editora de Pernambuco.

Com narrativa dividida em capítulos que retratam cada apartamento e o próprio condomínio, o leitor passa a conhecer personagens que enfrentam a decadência do edifício, o tensionamento das relações sociais e as suas tragédias íntimas. O autor falou com a gente sobre a obra.

Toca o Terror – Suas primeiras publicações foram Carapaça Escura (2019) e O Rinoceronte na Parede (2021), que são livros de contos. Qual foi o momento em que você decidiu que era hora de escrever um romance?

Frederico Toscano – O mais comum é que o escritor de ficção comece pelos contos, porque é uma forma mais curta, então ele vai testando, que foi o que fiz. Eu quis saber se tinha fôlego para contar uma história mais longa, que tivesse que desenvolver mais, então o que eu fiz foi ‘trapacear’. Em O Condomínio, cada apartamento conta uma história. Essa estrutura me fez pensar no livro não tanto quanto um romance, mas como histórias interligadas. Então, ficou mais fácil. Escrever um capítulo era como escrever um conto sobre um apartamento, até chegar no final que eu havia planejado. É um romance, mas que tem características de livro de contos.

Toca o Terror – Mudou alguma coisa do Frederico do primeiro livro para o de agora? O que teve influência no seu trabalho nos últimos anos?

Frederico Toscano – O que mudou foi a vontade e a confiança de contar histórias mais longas. Ao mesmo tempo, não abandonei os contos, tenho vários escritos. Hoje eu tenho uma percepção mais precisa da história que rende conto e da que rende um romance. Ainda assim, esse cálculo não é perfeito. Por exemplo, esse ano eu concluí a escrita de um novo romance, Os Vermes (estou dando com exclusividade aqui), que começou como um conto e aí a coisa ‘saiu do controle’, fui criando mais situações e acabei com um romance curto.

Toca o Terror – Muitas dos seus contos se passam em ambientes rurais e outros são histórias de época. Em O Condomínio, você adentra um espaço completamente urbano e que se passa nos dias atuais. É mais fácil de escrever?

Frederico Toscano – É mais fácil escrever histórias de horror em ambientes rurais, com isolamento social e geográfico, e em épocas anteriores, pois a tecnologia vai diminuindo o horror. Você cria situações com mais facilidade. Antigamente não dava pra chamar um Uber para fugir. Escrever o horror nos tempos modernos é mais desafiador e eu queria passar por isso. Entre os meus contos, tenho bastante histórias contemporâneas e em ambientes urbanos. No caso de O Condomínio, esse prédio existe, eu morei lá, então não tinha como não se passar nos dias de hoje. A ideia de escrever veio do isolamento que eu percebia desses condôminos. Mesmo sendo um prédio pequeno, você não via muito contato entre as pessoas.

Toca o Terror – Então, O Condomínio foi inspirado em um prédio em que você morou. O que do seu cotidiano entra nas suas obras?

Frederico Toscano – A ideia do livro é que essas pessoas estão em uma panela de pressão, que vai piorando, até a explosão. Isso pra mim é uma espécie de resumo do que são as relações sociais da contemporaneidade. Ainda mais quando você pega pessoas que são obrigadas a morar juntas. Morar em um prédio é isso. Você está morando em uma comunidade verticalizada, que divide corredores, garagens, funcionários. E quando você coletiviza as coisas em uma sociedade individualista como a nossa, leva à tensão, discussões e brigas. É um microcosmo da democracia e isso, no livro, ganha contornos sobrenaturais. Quem participa de reuniões de condomínio sabe o quanto é assustador, pois você fala com pessoas que até odeia para chegar a decisões que sejam para o bem comum. Há notícias reais de reuniões de condomínio que terminaram até em morte.

Toca o Terror – Teve alguma ‘história de prédio’ que te influenciou? Pergunto porque isso é quase um ‘subgênero’ do cinema de terror, tipo O Bebê de Rosemary, A Sentinela dos Malditos, até o novo Evil Dead.

Frederico Toscano – Na verdade não. Eu acho que os escritores e diretores estão percebendo mais esse tema, a tensões nos ambientes urbanos. Eu não me baseei em nenhuma referência, foi minha vivência mesmo. O que eu acho é que estamos numa época de horror condominial, principalmente nessa urbanização não democrática que a gente vê nas capitais do Brasil. As pessoas estão cada vez mais espremidas, o poder público age em conluio com as empresas, que vão rifando a cidade, derrubando prédios e casas antigas para construir edifícios cada vez mais altos, com apartamentos cada vez menores, cada vez mais caros. E, junto com isso, aumenta a tensão que já existia. Então a tendência é que fique cada vez pior e a vida real reflita a ficção e vice-versa.

Serviço:
CEPE lança “O Condomínio”, romance de Frederico Toscano
Onde: Castigliani Cafés Especiais (Estr. do Encanamento, 323, Parnamirim, Recife)
Quando: 06 de julho, sábado
Horário: 16h

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue Reading

Trending